O poema ''Direito ao delírio" (Vírgula) criado pelo escritor e ganhador de vários prêmios literários Eduardo Galeano, retrata um mundo perfeito e idealizado, na qual a engrenagem social é altamente segura e desprovida de conflitos e problemas. Tal obra fictícia, (Sem vírgula) mostra-se distante da realidade contemporânea no tocante à ditadura da beleza e seus impactos na saúde física e mental da mulher, problema ainda a ser combatido no Brasil. Esse cenário lamentável ocorre não só em razão da inércia governamental, mas também da falta de conhecimento. Desse modo, torna-se importante a discussão desses desafios para contornar tal impasse.
Em primeiro plano, é importante destacar que a inércia governamental é uma das principais causas para a perpetuação da problemática. Nessa perspectiva, de acordo com a Constituição brasileira de 1988 é responsabilidade do Estado garantir saúde á mulher, incluindo medidas voltadas para a proteção dos impactos gerados pela ditadura da beleza, haja vista que uma parte da população feminina sofre com transtornos alimentares, psicológicos e físicos como consequência do padrão de beleza pré-estabelecido a ser seguido. Ademais, a partir do momento que o Estado é passivo e omisso, as autoridades são responsáveis tanto por estabelecer um equivocado cenário de quebra de direitos constitucionais, quanto por criar um errôneo quadro de desvalorização da mulher, já que essas são negligenciadas. Desse modo, a postura governamental vigente acentua o desmazelo perante os impactos da ditadura da beleza na saúde física e mental da mulher.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a falta de conhecimento apresenta-se como outro desafio da problemática. De acordo com o filósofo Iluminista Voltaire, preconceito é opinião sem conhecimento. Partindo desse prisma, a ideia de perfeição para corpos femininos não parte do natural e assim torna-se carregada de preconceitos e violências pela falta de informação a respeito do tema. Logo, inúmeros casos de desrespeito ao corpo da mulher são mantidos e vistos como normais de uma sociedade e assim não são impugnados ou detidos. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Observa-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem construir um mundo melhor. Nesse sentido, cabe ao Ministério da Educação em parceria com escolas públicas e privadas o desenvolvimento de atividades socioeducativas que incentivem a valorização da naturalidade do corpo da mulher como palestras abertas a comunidade local (Vírgula) a fim de diminuir o preconceito pela falta de conhecimento e minimizar os impactos nocivos da ditadura da beleza. Só assim, talvez, atingiremos o ideário de sociedade ideal escrita no poema "Direito ao delírio". (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 80 | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 520 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |