Na obra “Eichmann em Jerusalém”, a escritora alemã Hannah Arendt cria o conceito de 'banalidade do mal', o qual pode ser interpretado como a recusa do caráter humano em refletir acerca dos problemas sociais. De maneira análoga, percebe-se que há no Brasil um processo contínuo e arraigado em estigmatizar os impactos da imposição do padrão de beleza na saúde da mulher. Dessa forma, urge que medidas sejam tomadas para amenizar a problemática, que é motivada não só pela influência mercadológica capitalista, mas também pela negligência ao debate.
Diante desse cenário, é crucial destacar a influência do mercado como um dos fatores contribuintes para a problemática. Em consonância com o geógrafo Milton Santos, o consumismo e a competividade levam ao emagrecimento moral e intelectual à redução da personalidade do mundo. À medida que, (Sem vírgula) a indústria da beleza fomenta padrões de consumo entre as mulheres, reforça hábitos excessivos sem considerar os impactos mentais e sociais, conforme destaca Santos. Desse modo, é inadmissível que tal situação se perpetue, pois traz consequências gravíssimas para saúde da mulher.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a negligência ao debate é um dos impulsionadores dos estigmas associados às doenças mentais e sociais causados pela ditadura da beleza. De acordo com o filósofo francês Michael Foucault, a normalização faz com que os indivíduos tenham repetições de comportamento sem uma devida reflexão crítica de sua própria conduta. Nessa lógica, a sociedade banaliza os padrões impostos, uma vez que, (Sem vírgula) existe um notório construto de naturalização dos sistemas indicadores de problemas de saúde relacionados a busca da beleza ideal. Dessa maneira, enquanto a banalização dos comportamentos persistir, haverá a exclusão.
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, necessidade de debater os impactos da ditadura da beleza na saúde física e mental da mulher. Para isso, é necessário que Ministério da Saúde, (Sem vírgula) atue diretamente na desconstrução do imaginário do padrão de beleza feminina, ao veicular nos meios de comunicação de massa campanhas educativas que abordem a importância do debate. Cabe, ainda, às escolas criarem palestras sobre os estigmas associados à beleza ideal, com fito na reeducação, ao abordar questões sobre transtornos e doenças relacionadas à aparência. Desse modo, espera-se uma sociedade mais justa e igualitária. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 840 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |