A "ditadura da beleza" é um fenômeno social que impõe padrões estéticos inatingíveis, exercendo uma pressão significativa sobre as mulheres. Essa pressão pode levar a uma série de problemas de saúde física e mental, tornando a discussão sobre o tema extremamente importante. A sociedade, influenciada pela mídia e pela indústria da moda, muitas vezes valoriza a aparência acima de qualidades intrínsecas, criando uma cultura tóxica de beleza e perfeição.
Os impactos físicos da ditadura da beleza são profundos e preocupantes. Muitas mulheres recorrem a dietas extremas, cirurgias plásticas e outros procedimentos perigosos para se adequar aos padrões de beleza. Essas práticas podem levar a uma série de problemas de saúde, incluindo distúrbios alimentares, danos à pele e ao cabelo, e complicações cirúrgicas. Além disso, a obsessão pela aparência física pode desviar a atenção de cuidados de saúde importantes, como exames preventivos e atividades físicas regulares.
(Boa estratégia coesiva) Além dos impactos físicos, a ditadura da beleza também tem consequências mentais significativas. A pressão para se adequar a padrões de beleza inatingíveis pode levar a problemas de autoestima e imagem corporal, ansiedade e depressão (Explore mais essa discussão). Muitas mulheres sentem-se constantemente insatisfeitas com sua aparência, o que pode afetar sua felicidade, suas relações sociais e até mesmo seu desempenho no trabalho ou na escola.
(Boa estratégia coesiva) Em conclusão, a ditadura da beleza e seus impactos na saúde física e mental das mulheres é uma discussão importante que precisa ser ampliada. É crucial promover uma cultura de aceitação e amor-próprio, onde a beleza é vista em todas as formas e tamanhos. Para isso acontecer é necessário que o Ministério da Educação desenvolva uma política social junto ao Ministério da Educação, no sentido de promover educação sociológica a respeito do corpo. Então, as políticas desenvolvidas precisam integrar mudanças no plano de currículo nacional e, assim, permitir discussão, reflexão e respeito. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas de modo mais produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 200 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |