[Sem título] - Banco de redações


Ditadura da beleza e seus impactos na saúde física e mental da mulher: uma discussão importante

Enviada em: 23/02/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Os humanos percebemos os objetos, os animais ou, mesmo, as pessoas através dos sentidos de percepção (como visão ou audição) mas discernimos da beleza destes a partir do raciocínio — ou os animais podem contemplar a beleza de um pôr do sol ou rejeitar a fealdade da podridão? Na filosofia clássica, a beleza, junto com a verdade e o bem, é um dos três transcendentais, que a considera um dos conceitos fundamentais da compreensão humana. "A beleza está nos olhos de quem vê", e efetivamente o que é percebido como belo ou feio dista de pessoa em pessoa, quer dizer, a beleza é subjetiva. (Melhore a contextualização e formule a tese)

É de esperar que a concepção da beleza tenha ido variando temporalmente, socialmente, geograficamente ou racialmente no desenvolvimento das diferentes sociedades humanas até aos nossos dias. Existem as chamadas estatuetas de Vênus, que são as mais antigas representações materiais de figuras femininas encontradas em diversas partes da Europa. Foram criadas na pré-história, a mais antiga é datada em 35 ou 40 mil anos AEC. E parece ser que existia certo "padrão de beleza" para as mulheres, muitas estatuetas as apresentam com seios e quadris largos, mas também com características claras de obesidade, que dista das representações clássicas de Vênus paradoxalmente. (Reestruture essa discussão)

(Melhore a estratégia coesiva) Na atualidade existem também certos padrões de beleza para Vênus, quer dizer para a mulher, e especificamente para a mulher ocidental. São desejados para as mulheres dentro das famílias e dentro das comunidades, que estabelece então um padrão de beleza social, que deve ser procurado pela sociedade como um ideal mais que como um desejo. Precisamente através das telecomunicações esses padrões de beleza são espalhados e ratificados para ser conseguidos pelas mulheres. Mas que acontece com a mulher que não se enquadra com esses padrões de beleza? Esses padrões não são uma imposição, as mulheres não serão tiradas da sociedade por não se enquadrar aos padrões de beleza, mas o bombardeio constante desses padrões de beleza nas telecomunicações não será realmente uma imposição para as mulheres? (Reestruture)

(Melhore a estratégia coesiva) E efetivamente muitas mulheres são impulsadas a usar cosméticos ou em casos extremos a praticar cirurgias corporais para se adaptar com os padrões de beleza da sociedade ocidental, e mais concernentemente da latina e especificamente da brasileira. É claro que existe uma propaganda interminável, seja explícita ou implícita, para que a mulher se adapte aos padrões de beleza. Então realmente as mulheres devem enfrentar estas imposições dia a dia nas telecomunicações: "Eu sou bela! Você é bela, não? O que vai fazer para ser como eu?", "Eu gosto das mulher belas, você é bela? Sim? Ótimo gosto de você! Não? Vai embora...", etc. (Reestruture a discussão)

Podemos acreditar que as mulheres simplesmente devem obviar esses ideais sociais, mas terminam sendo imposições propagadas nas telecomunicações constantemente e absorvidas por muitas mulheres que também acabam por espalhar esses ideais, realmente as mulheres podem obviar esses padrões de beleza? É de esperar que muitas mulheres enfrentem a ansiedade por não se enquadrar com os padrões de beleza, pois a problemática surge uma vez o ideal se impõe, realmente a mulher pode enfrentar problemáticas mentais muito severas ao ser tirada de alguma maneira da sociedade por não poder se enquadrar. E é assim dia a dia para as mulheres, enxergar-se no espelho e saber que não é como a sociedade quer que seja: parte do padrão ideal de beleza.

Acredito que os padrões de beleza vão continuar existindo e evoluindo nas diferentes sociedades no transcorrer do tempo, como assim tem sido desde que começou a ser concebida na pré-história por parte do humano moderno. E a propaganda do ideal de beleza de Vênus também continuará, na antiguidade com figurinhas, na atualidade com comerciais de tv (por exemplo). E efetivamente é partir da propaganda que o ideal de beleza para as mulheres espalha-se. Então é a partir da propaganda que os padrões de beleza podem-se reestruturar, e realmente isto é possível e até plausível. Já assisti comerciais em que a mulher com o corpo padrão da atualidade foi trocada por uma mulher com um corpo mais parecido com o apresentado nas estatuetas de Vênus. Porque na sociedade ainda existem valores negativos como o racismo, xenofobia, ou machismo, mas também estamos em tempos em que certas práticas negativas do passado se têm suprimido da sociedade, como a escravidão; também as mulheres agora podem estudar ou trabalhar (fora de casa) e até ser independentes, pelo menos em ocidente. (Não compreende a estrutura do texto)

Tudo é progressivo e mutável, se a propaganda das telecomunicações começou a expandir esse padrão de beleza atual a um que apresente a mulheres de todas as condições físicas, quer dizer que a sociedade também pode ter começado a expandir seu ideal de beleza para as mulheres, não será de um dia para outro e seguramente leve algumas outras gerações para mudar significativamente, com sorte aconteça quando o racismo também já não tenha a relevância que ainda possui. (Não compreende a estrutura do texto)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 80 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 40 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200