O quadro expressionista "O Grito", do pintor norueguês Edward Munch, retrata a inquietude, o medo e a desesperança refletidos nos semblantes de um personagem envolto por uma atmosfera de profunda desolação. Para além da obra, o sentimento de milhares de mulheres assolados pela cobrança sobre a beleza e o reflexo disto em sua saúde é, frequentemente, semelhante ao ilustrado pelo artista. (Formule a tese)
A princípio, é imperioso notar uma questão histórica que só potencializa esta questão, a tirania da imagem. Esse contexto de inoperância das esferas de uma nação exemplifica a teoria das Instituições Zumbis, do sociólogo Zygmunt Bauman, que as descreve como presente na sociedade, todavia, sem cumprirem sua função social com eficácia. Sob essa ótica, devido à baixa atuação de combate das mulheres o que ainda se ver a sua aparência como objeto, um troféu que os homens ostentam para outros. Nessa perspectiva, para a completa refutação da teoria do estudioso polonês e mudança dessa realidade, fez-se imprescindível uma intervenção social, uma luta conjunta.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é igualmente preciso apontar a comunicação social como outro fator que contribuí para a manutenção deste infortúnio. Por isso, de acordo com OMS (Organização Mundial de Saúde), às mulheres são mais afetadas negativamente, para cada 8 mulheres corresponde 1 homem com transtorno de imagem e alimentar. Diante de tal exposto observa-se o crescimento na taxa de pessoas com problemas de saúde, sobretudo mental, onde a mídia tem força e poder mas empregada em discordância com a realidade e precisão. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto são necessárias medidas capazes de mitigar o império da beleza e os seus transtornos. Dessarte, a fim de mostrar a nossa imperfeição e vulnerabilidade diante de um país com diferentes raças e que torna cada indivíduo único, esta miscigenação que caracteriza o Brasil. Faz-se preciso que os divulgadores e vendedores de imagem utilizem todo este poder não para criar mulheres perfeitas, artificiais, inalcançáveis; e sim, que trabalhem nas particularidades oferecendo ao público serviços e produtos conforme as suas necessidades e pluralidade. Espera-se, assim (Vírgula) que os sofrimentos emocionais retratados por Munch delimite-se apenas no plano artístico.
Comentários do corretor
Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |