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Ditadura da beleza e seus impactos na saúde física e mental da mulher: uma discussão importante

Enviada em: 21/02/2024

Status:

Corrigida
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Padrões de beleza sempre foram algo comum na sociedade, já passamos por muitos que se modificaram e conforme o passar dos anos e se modificam até hoje de cultura para cultura, mas, nos últimos anos (Vírgula) com a ascensão da tecnologia esse padrão vem se unificando e se disseminando cada vez mais, principalmente com popularidade das redes sociais. É só abrir qualquer rede social que você vai ver a quantidade enorme de vídeos, fotos e comentários de adolescentes falando sobre se comparar com famosos e pessoas que atendem aos padrões de beleza propagados pela sociedade atual, e como bem sabemos, um dos padrões estéticos mais perseguidos é o nomeado “corpo perfeito”. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

Muitas tendências colaboraram com a criação deste padrão, é só observar as modelos, cantoras e artistas famosas que temos hoje em dia e as que várias mulheres cresceram assistindo, e isso não vem dos dias de hoje, apesar das modificações, desde a era vitoriana que corpos com traços características de magreza são enaltecidas, e desde aquela época que os meios de se manter dentro desses padrões são extremamente nocivos à saúde. (Parágrafo frasal)

(Melhore a estratégia coesiva) As mulheres da época utilizavam métodos insalubres para se manterem dentro do que era considerado “belo”. Maquiagens que levavam produtos tóxicos, corsets extremamente apertados para deixar a cintura o mais fina possível, e isso não está diferente nos dias atuais. Recentemente, com a volta da moda dos anos 2000, a magreza extrema voltou a ficar em alta, e com ela, os problemas alimentares voltaram a ser romantizados e tratados como “tendência”.

(Melhore a estratégia coesiva) Não é difícil encontrar diversos perfis em redes sociais como o X (antigo twitter) de garotas que relatam passar horas e até dias sem comer, elas têm até uma comunidade com nome, “edtwt” (eating disorder twitter). “Culpa: Me sinto extremamente culpada cada vez que eu coloco qualquer coisa na boca, mas eu simplesmente não consigo parar de comer.” relatou uma usuária que faz parte dessa comunidade em uma série de publicações após passar uma semana se alimentando corretamente. “Comparação: Além de me comparar com os outros, eu me comparo comigo mesmo, eu sempre penso ‘olha como eu era linda pesando tantos kilo’ ‘olha como eu era perfeita quando ficava sem comer todos os dias’’ (Vírgula) acrescenta a usuária na mesma sequência de publicações. (Melhore a apresentação da discussão)

(Melhore a estratégia coesiva) O transtorno alimentar é um dos maiores problemas relacionados a padrões de beleza feminino, dados de uma pesquisa realizada na Espanha demonstram que 1 em cada 5 crianças e adolescentes apresentam desordem alimentar, sendo um comportamento que costuma ser mais comum entre as meninas, cerca de 30% delas sofrem com problemas de alimentação. (Parágrafo frasal)

(Uso inadequado do operador argumentativo) Contudo, uma das principais forma de combater isso, seria consumindo conteúdos mais representativos, fugindo um pouco da grande mídia e procurando modelos com diversos tipos de corpos e estilos, e em casos mais graves, incentivar o acompanhamento de um psicólogo e de um nutricionista. (Não apresentou a proposta propriamente dita. Parágrafo frasal)

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para explorar as discussões. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     520


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 80 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 80 Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 480 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.
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