Na música "Garota de Ipanema", de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, é relatado características físicas de uma mulher, citando o padrão de beleza da época. Analogamente, na atual sociedade brasileira, a ideia de perfeição do corpo feminino segue trazendo consequências para a saúde mental e física das mulheres que não se encaixam no padrão estético. Isso é motivado pelo patriarcalismo e que gera (Vírgula) consequentemente, transtornos alimentares nas mulheres.
Em primeira análise, é essencial ressaltar que o patriarcalismo corrobora com esse entrave . Nesse sentido, o sistema consiste na ideia de que a mulher deve atender aos desejos do homem, inclusive, em relação ao seu corpo como vestimentas e beleza em geral. Um exemplo disso, (Sem vírgula) é denunciado na música “Carta pra Mim” de Priscila Benner, ela diz “se tira dessas ondas de padrões, não deixa a vida para depois, bonito mesmo é ser feliz…”, ou seja, a autora aconselha as mulheres a "largar" desses padrões estéticos. Logo, por conta da herança do patriarcalismo, as mulheres procuram por esses ideais de beleza para agradar aos homens.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é importante destacar os transtornos alimentares como consequência dessa problemática. Nesse contexto, na busca de estar no padrão de beleza, as mulheres fazem dietas desbalanceadas ou comem além do necessário por conta da ansiedade, o que ocasiona nos distúrbios. Segundo dados da OMS (Desenvolva a sigla), cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem do transtorno. Assim, devido á pressão para estar no ideal estético, podem ser gerados os transtornos alimentares.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é essencial novas medidas para o entrave proposto. Desse modo, cabe ao Estado - responsável pelo bem-estar da população- orientar as mulheres sobre o seu corpo e a sociedade em si, por meio de palestras, campanhas e propagandas, a fim de extinguir esse conceito de ideal estético e garantir a saúde mental e física das mulheres. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |