A Carta Magna brasileira, promulgada em 1988, garante no seu 5º artigo que todos são iguais perante a lei. Assim, mostra-se relevante falar sobre a Ditadura da beleza e seus impactos na saúde física e mental da mulher: uma discussão importante (Vírgula) uma vez que os padrões de belezas e as críticas sociais configuram como grandes imbróglios nesse cenário. (Melhore a apresentação da discussão)
A priori, é importante destacar os padrões de beleza impostos pela sociedade. Isso porque define o “corpo perfeito” para as mulheres, ocasionando a Ditadura da beleza e seus impactos na saúde física e mental da mulher. Prova disso está no aumento e procura por intervenções estéticas. Segundo dados do jornal Metrópoles, no ano de 2020, foram realizados quase 2 milhões de procedimentos estéticos, no Brasil. (Melhore a relação entre as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, cabe ressaltar que a Ditadura da beleza e seus impactos na saúde física e mental da mulher também se agrava devido às críticas sociais. Esse contexto envolve o preconceito de aparência, que impacta, seriamente, a vida da mulher. (Truncamento) Levando a sofrer problemas físicos e psíquicos. Dados recentes publicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), (Sem vírgula) revelam que 5% da população brasileira, sendo a maioria do sexo feminino, sofrem transtornos alimentares. Sendo assim, torna-se urgente reconhecer esse processo.
(Boa estratégia coesiva) Com o propósito de minimizar a Ditadura da beleza e seus impactos na saúde física e mental da mulher, cabe ao Ministério dos Direitos Humanos promover programas governamentais, (Sem vírgula) que incentivem a aceitação corporal. Igualmente, é dever das mídias, (Sem vírgula) divulgar e apresentar mulheres, com seus corpos naturais. Desse modo a sociedade saberá que cada corpo é de um jeito. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas de modo mais produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |