Desde o Iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, quando se observa os impactos da saúde da mulher devido a ditadura da beleza, (Melhore essa construção) no Brasil, hodiernamente, verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não desejavelmente na prática e a problemática persiste intrinsecamente ligada à realidade do país, seja pela negligência governamental, seja pelo uso incorreto da mídia.
É indubitável que a questão constitucional e a sua aplicação estejam entre as causas do problema. Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. De maneira análoga, é possível perceber que, no Brasil, os sistemas governamentais não oferecem o devido auxílio para as mulheres que sofrem de transtornos alimentares (Melhore a apresentação dessa discussão), que são causados pelo acometimento de ter um corpo aceito pela sociedade.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, destaca-se o uso errado das redes sociais como o impulsionador do problema. De acordo com pesquisas em Universidades, mais de 87% do sexo feminino se sente insuficiente após ver postagens de idealização de corpos femininos ditos perfeitos. Esse sentimento causa impactos na saúde mental da mulher, podendo causar bulimia e o desejo de realizar cirurgias esteticas, que podem trazer mais problemas para o bem-estar físico, assim tentando se encaixar em um padrão de beleza.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessária uma intervenção. Para tanto, o Governo Federal, cuja a função é manter a harmonia social, por meio do Ministério da Saúde, deve disponibilizar seguimento de tratamento psíquico para quem sofre deste problema, a fim de acabar com esses impactos. Além disso, cabe à mídia, por meio das redes sociais (Vírgula) divulgar o dano que essa moléstia pode trazer, com o fito que a sociedade feminina se sinta melhor. Dessarte, a sociedade irá progredir, como é esperado desde o Iluminismo. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |