Observa-se, com frequência, mulheres na busca incessante pelo corpo perfeito na sociedade contemporânea. O avanço das tecnologias tem possibilitado mudanças significativas (Vírgula) gerando, (Sem vírgula) padrões de beleza nos grupos sociais do país. Essas mudanças trazem consigo problemas cognitivos e físicos para mulheres, sendo ocasionados pela felicidade tóxica de corpos divulgada por influencers dígitais e padrões estéticos impostos pelos jovens e adultos internautas do Brasil.
Primeiramente, vale ressaltar que os padrões estéticos comunitários contribuem para a decadência na saúde física e mental das mulheres. Nesse viés, a jornalista Hosana Hermam (Vírgula) do jornal folha de São Paulo, retrata o quanto a sociedade machista e as imposições da religião sempre, sempre controlaram e oprimiram corpos de mulheres. Assim, essas acabam desenvolvendo um interesse significativo de obter o corpo perfeito, não para atender as suas próprias necessidades (Vírgula) mas sim as da sociedade impostas sobre elas.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a felicidade tóxica de corpos divulgada por influencers dígitais, (Sem vírgula) geram nas mulheres a sensação de que seus corpos são feios se distânciando da beleza exigida pelos mesmos. Ademais quando as mulheres exibem seus corpos da maneira natural em se enquadram, gera críticas feitas pelos influencers(Vírgula) desencadeando nas mulheres problemas cognitivos.
(Boa estratégia coesiva) Dado o exposto acima, e necessário medidas que visam a mitigação do problema. Logo, o Governo Federal, principal órgão de política públicas do pais, deve realizar a criação de palestras educativas direcionadas para a auto-aceitação das mulheres, podendo ser realizadas em praças públicas, escolas e no ambiente de trabalho. Por conseguinte, o Ministério das Comunicações, orgão responsável pela comunicação do país, deve estender as campanhas para as redes sociais visando a desconstrução de padrões estéticos impostos pela sociedade anônima a qual se enquadram religiosos, machistas e influencers. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |