Ao longo da história da humanidade, na maioria das sociedades a mulher era e é dominada pelo homem. Nesse sentido, a influência que o patriarcado tem na vida da mulher, ditando os padrões de beleza, especialmente em relação ao corpo e a subjetividade feminina, em função dos desejos e prazeres masculinos impactam na saúde física e mental das mulheres. Atualmente, a população feminina se adequa ao modelo corporal imposto pelo sistema capitalista e pela ideologia da mídia. Mas (Ideia de truncamento) mesmo com as opressões há vozes que desafiam esses padrões.
De início, devi-se citar a cantora Manu Gavassi com sua música “Sexo, poder e arte”, críticando a sociedade que valoriza as pessoas com base em sua aparência física , em vez de suas ideias e contribuições. Entretanto, a pressão social que a mulher recebe desde de criança para conseguir ter o padrão de beleza proposto pelo patriarcado atual pode lhe causar prejuízos físicos e psicológicos. Por exemplo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil cerca de 5% da população sofre com algum transtorno alimentar e a maioria é de mulheres.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a mídia, por sua vez, tem um papel importante na perpetuação desses padrões de beleza. No sentido de reforçar esses estereótipos trazendo, assim, inúmeros problemas, desde autoestima até o desenvolvimento de distúrbios relacionados à autoimagem. No trecho da música da Manu, “E reforçam a mesma mentira todo dia/ Suas ideias não te levam tão longe quanto a pornografia/ Quanto vale você?”, tenta denunciar a fetichização do corpo irreal em detrimento do capitalismo.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante do padrão de beleza irreal imposto é necessário que o Ministério da Mulher, em parceria com o Ministério da Saúde, crie campanhas, palestras com psicólogos nas escolas e propagandas nas mídias para a valorização à mulher, focado em promover uma imagem corporal positiva e a aceitação de si mesma, lembrando que a beleza é subjetiva e varia de pessoa para pessoa. Assim como a Cantora Manu Gavassi na sua música “Sexo, poder e arte” é importante que continuemos a desafiar e questionar os ditames sociais, valorizando as pessoas por sua ideias e contibuiçõe, e não apenas por sua aparência física. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 80 | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 520 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |