No filme "O mínimo para Viver", a protagonista passa por uma jornada em busca de um padrão de beleza que a prejudica mental e fisicamente. Infelizmente ainda há muitos indivíduos que se submetem a grandes riscos em busca de um padrão imposto pelas mídias televisivas e sociais, como procedimentos estéticos e cirúrgicos para mudar o corpo e o rosto, o uso medicamentos, dietas ultrarestritivas entre outros meios para atingir um corpo ideal para a sociedade, não para elas. Assim, transtornos mentais como ansiedade e depressão aparecem e a sáude é deixada de lado em prol da beleza. Diante disso, há que se repensar o real conceito de beleza. (Melhore a contextualização do tema)
Desde muito tempo vende-se nas mídias um ideal de beleza, o que gera uma presão social para atingir esse padrão. O início ocorre com a baixa autoestima e perda de amor-próprio, decorrendo dessa busca distúrbios como anorexia e bulemia, exposição a procedimentos cirúrgicos e estéticos, muitas vezes realizados por pessoas não habilitadas e com uso de materiais impróprios, que acarretam em problemas como infecções graves ou até mesmo a morte. Há também quem lance mão do consumo de medicamentos para inibir o apetite, como a Sibutramina, ou para induzir o organismo ao emagrecimento, como é o caso das canetas para diabetes, como a Ozempic, por exemplo, sem levar em conta as cosequencias futuras para o corpo . Há uma série de intervenções para se mudar quem se é: toxina botulínica para parar o envelhecimento e a harmonizção facial, para mudar o rosto, perdendo sua identidade e traços únicos, como se o corpo humano pudesse ser um produto industrializado. (Delimite e explore de modo mais produtivo)
(Melhore a estratégia coesiva) A ansiedade e depressão são alguns dos transtornos mentais que acompanham essa trajetória estética ditatorial que deixa de lado a saúde.
Ainda que alguns homens se submetam a riscos, como é o caso do uso de anabolizantes, para as mulheres a pressão e cobrança pela perfeição é maior. O corpo feminino é enaltecido desde muito tempo, desde as eculturas e pinturas, hoje, nas passarelas, seriados, novelas e comerciais televisivos, porém com padores distintos em cada uma das épocas. A imposição ocorre quando a diversidade não é aceita nem valorizada, como acontece quando uma criança é excluída por outras por ter um cabelo crespo, por ser obesa, por ser muito alta ou muito baixa ou pelos traços de seu rosto. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, há que se repensar o conceito de beleza: beleza é a diversidade, é ser quem se é, com seus traços e formas peculiares e únicos, é estar saudável física e mentalmente, é sentir-se bem consigo mesmo. Para tanto, deve-se investir, desde a escola, em campanhas, palestras e mudanças nas mídias, valorizando a individualidade bela de cada ser humano. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Reestruture e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 80 | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 120 | Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 640 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |