Em sua obra "Ensaio sobre a cegueira", o escritor português José Saramago descreve uma cidade fictícia na qual, paulatinamente, as pessoas vão ficando cegas. Na trama, o autor usa dessa alegoria para criticar a falta de altruísmo e cooperação no mundo contemporâneo, em que indivíduos se preocupam cada vez menos com o bem-estar coletivo. Ao transpor a ficção e analisar a atual conjuntura mundial, percebe-se que a obra exemplifica a realidade vivenciada no mundo, uma vez que a discussão acerca da ditadura da beleza e seus impactos na saúde física e mental da mulher não recebe a devida atenção. Nesse contexto, é essencial analisar os principais propulsores desse contexto hostil: o desconhecimento do corpo social sobre o assunto e as mídias sociais como reflexo da problemática.
Nesse viés, deve-se considerar a desinformação um desafio para o tema em questão. Em vista disso, é notório mencionar a citação do sociólogo francês Francis Bacon, "o conhecimento é em si mesmo um poder." Nesse sentido, em virtude de um não saber, ocasionado pela falta de abordagem sobre a temática nas escolas, as pessoas não adquirem conhecimentos sobre a ditadura da beleza e seus impactos na saúde física e mental da mulher, impossibilitando, então, uma discussão, por parte dos estudantes, desse problema. Por conseguinte, os indivíduos não obtêm poder para agir acerca de problemáticas relacionadas a essa ditadura da beleza, dado que possuem uma sabedoria limitada ou inexistente do assunto.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, pode-se associar as redes sociais como fator agravante do desafio da ditadura da beleza. Nessa conjuntura, é válido comentar sobre o pensamento do escritor George Orwell, o qual afirma que as mídias sociais controlam a massa. Dessa forma, devido ao desprezo dado pelos canais midiáticos a essa discussão sobre os impactos da ditadura da beleza sobre a saúde física e mental das mulheres, o que pode ser verificado na ausente abordagem desse tema em novelas, propagandas ou notícias, os cidadãos, condicionados a refletir as posturas das mídias sociais, passam a ignorar e ver como pouco relevante esse tópico. Em decorrência disso, e somada à desinformação vigente na sociedade contemporânea, as mulheres sofrem com os impactos dessa opressão e suas consequências sobre a saúde física e mental.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário a tomada de medidas para solucionar esse óbice. Nesse cenário, no Brasil, o Ministério da Educação, órgão governamental responsável por fornecer os ensinamentos necessários para o desenvolvimento dos indivíduos, deve introduzir nas escolas a abordagem sobre a ditadura da beleza e seus impactos na saúde física e mental da mulher, por meio de aulas obrigatórias sobre o assunto, com materiais didáticos informativos e dinâmicos, a fim de promover o conhecimento dos estudantes acerca dessa temática. Além disso, as mídias sociais devem inserir, em suas produções, conteúdos direcionados ao reconhecimento da opressão sobre a beleza da mulher, mediante a introdução dessas pautas em novelas, com a finalidade de atenuar os impactos nocivos desse problema sobre a saúde física e mental das mulheres. Assim, à luz da perspectiva de Saramago, poder-se-á mitigar a cegueira moral que permeia essa problemática. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para explorar as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |