A Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo sexto, o direito ao bem-estar como inerente a todo cidadão brasileiro. Contudo, tal prerrogativa não tem se reverberando com ênfase na prática, (Sem vírgula) ao observar a ditadura da beleza e seus impactos na saúde física e mental da mulher, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em um primeira análise, deve-se ressaltar os impactos negativos das redes sociais na vida das mulheres brasileiras. Segundo, o filósofo Zygmunt Bauman (Vírgula) ''As redes sociais são uma armadilha'', nesse sentido, as mídias sociais expõem um padrão de beleza irreal, que disturba a auto imagem de mulheres em relação aos seus corpos, impulsionando a cobiça de se encaixar nesse padrão estético, esse modelo induz as mulheres a realizarem inúmeras intervenções cirúrgicas para, assim, se encaixarem na estética ''perfeita'', podendo ou causando impactos negativos na saúde da mulher, como, (Sem virgula) deficiências ou distúrbios alimentares, o que infelizmente é evidente no País.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fundamental apontar o patriarcado como impulsionador do machismo. De acordo com a professora Bell Hooks, ela afirma que (Vírgula) ''Se oprimido e não ter direito a fazer escolhas''. Diante do exposto, é evidente que a cultura reforça padrões sociais que vulnerabiliza a mulher na sociedade de tal modo em que a mulher têm que agir, falar e pensar de uma forma em que agradem aos homens, sendo assim, é explícito que o patriarcado afeta a liberdade de expressão das mulheres. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Governo Federal, órgão com mais poder em todo o território Nacional, por intermédio de palestras expliquem os pontos negativos de usar as redes socias por extensas horas e através dos meios midiáticos ensinem a forma adequada de se usar as plataformas digitais, a fim de melhorar a saúde mental das brasileiras. Assim, se consolidará o direito ao bem-estar que a Constituição Federal garante. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência
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Nota
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Motivo
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Domínio da modalidade escrita formal
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160
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Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
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Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
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200
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Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
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160
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Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
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Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
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200
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Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
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Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
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200
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Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
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NOTA FINAL: 920
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Veja abaixo a nota relacionada a cada nível |
Nível 0 |
Nota 0 |
Nível 1 |
Nota 40 |
Nível 2 |
Nota 80 |
Nível 3 |
Nota 120 |
Nível 4 |
Nota 160 |
Nível 5 |
Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo
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Competência |
Nota |
Observações |
Competência 1 |
80 |
Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 |
120 |
Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 |
80 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 |
80 |
Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 |
80 |
Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final |
440 |
A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |
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