Em "Mrs. Potato Head", a cantora Melanie Martinez faz uma crítica à busca incessante das mulheres por atingirem padrões estéticos estabelecidos pela mídia. Analogamente, nos tempos hodiernos, é notória a consolidação de uma "ditadura da beleza", a qual, de modo coercitivo, leva inúmeras mulheres a desenvolverem distúrbios físicos e mentais. Posto isso, observa-se a consolidação de um grave problema, em virtude da má influência midiática e do preconceito da sociedade, que deve ser discutido com urgência.
Nesse cenário, primeiramente, a influência midiática deficiente é causa desse entrave. Para Bourdieu, mecanismos democráticos não devem se tornar opressivos. No entanto, no que tange à discussão levantada, a mídia se apresenta como mecanismo de opressão, visto que, ainda que haja uma grande diversidade de corpos femininos, ela reproduz padrões (abdômens planos, cabelos lisos) em seus comerciais e telenovelas, acarretando uma cobrança mental nas mulheres por se tornarem semelhantes a esses "modelos de beleza". Dessa forma, vê-se que a falta de democracia da mídia ao representar os corpos das mulheres resulta em insatisfação e auto cobrança.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, o preconceito da sociedade agrava esse problema. Segundo matéria do portal UOL, escrita por Noah Scheffel, os ideais de beleza estão totalmente relacionados com preconceitos. Tal relação é válida, haja vista que, apesar das emergentes campanhas em prol da auto aceitação, a gordofobia e a repulsa ao cabelo crespo, por exemplo, permanecem presentes na sociedade contemporânea, fazendo com que adolescentes desenvolvam transtornos alimentares, como anorexia e bulimia, e que mães incentivem suas filhas a alisarem seus cabelos desde a infância (Melhore a apresentação dessa discussão). Desse modo, nota-se que o preconceito dos indivíduos sustenta a "ditadura da beleza" e, por isso, deve ser combatido.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessária uma intervenção. Para isso, psicólogos e sociólogos devem instruir a sociedade a romper com ideias discriminatória em relação aos diversos tipos de corpos, mediante palestras e debates, objetivando atenuar o preconceito da sociedade que corrobora com a "ditadura da beleza" e com seus terríveis impactos nas vidas das mulheres. Essas palestras deverão ser transmitidas diariamente por redes sociais, como "Instagram", e por canais de TV. Paralelamente, deve-se atuar sobre a má influência midiática presente nessa questão. Com isso, espera-se que a crítica feita por Melanie Martinez surta o efeito pretendido e a "ditadura da beleza" seja abolida. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |