Em dezembro de 2023, a atriz Paolla Oliveira participou do ensaio geral da escola de samba Grande Rio e compartilhou em seu instagram um vídeo desse momento, no que recebeu várias críticas de internautas que apontaram que ela estaria fora de forma, estaria acima do peso. Esse é um exemplo das várias situações em que as mulheres são expostas por não se enquadrarem nos padrões de beleza estabelecidos pela sociedade. Essa padronização de um estereótipo perfeito existe desde a Antiguidade. No cenário mundial, as mulheres são as grandes vítimas dessa imposição e muitas por não se enquadrarem nesse padrão têm impactos na saúde física e mental. Ademais, acrescido à essa imposição há a pressão das redes sociais e da mídia instigando as mulheres a se encaixarem nesse padrão e sendo juízes implacáveis ao condenar aquelas que não seguem os padrões de beleza estabelecidos, em que elas são rejeitadas e desrespeitadas. (Delimite as discussões inciais)
Primeiramente, vale apontar que nada mais natural de que o indivíduo busque seguir algum padrão que faça sentido para si e que seja saudável tanto para seu corpo quanto para sua mente. Contudo, atualmente, como em outras épocas, há uma padronização do estereótipo perfeito e se o indivíduo não tiver uma autoestima saudável e valores bem alicerçados poderá ser enredado a seguir esse padrão imposto. Nesse interim, várias mulheres realizam uma busca desenfreada para atingir o corpo perfeito, recorrendo muitas vezes a procedimentos estéticos em excesso, restrições alimentares e o vício em exercícios. Inicialmente o que parece ser saudável, como fazer exercícios, por exemplo, acaba por trazer impactos negativos nas saúdes físicas e mentais delas, pois muitas por não atingirem esse estereótipo são levadas a ter uma baixa autoestima, ansiedade, depressão e distúrbios alimentares, como a anorexia e a bulimia.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, há a pressão que a mídia e as redes sociais causam nas mulheres influenciando-as inconscientemente rumo a esse estereótipo perfeito e vinculando a ideia de saúde, beleza e sucesso a esse padrão. Assim, a autoestima da mulher passa a ter como suporte a ditadura de um padrão de beleza, onde sua genética e sua individualidade são negligenciadas, levando muitas vezes ao seu adoecimento emocional e insatisfação com o próprio corpo.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, ressalta-se a importância da intervenção do Estado e das Secretarias de Saúde em promover campanhas de conscientização da sociedade sobre os impactos causados na saúde física e mental nas mulheres, ao buscar desenfreadamente pelos padrões de beleza impostos pela sociedade. Além disso, como há poucos estudos sobre esse tema, é importante também a promoção de debates sobre para que haja uma reflexão da sociedade e consequentemente uma mudança em suas mentalidades. Como afirma Ana Maria Lopes – professora da UFMG e Doutora em Ciências da Saúde: “A satisfação com a imagem corporal está muito próxima de um bem estar mental”. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
Há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |