Não é de hoje que existe a ditadura da beleza, é ela que condiciona algumas mulheres a se submeterem a procedimentos estéticos como cirurgias de lipoaspiração, emagrecimentos, academias dentre outras práticas com o objetivo de possuir um corpo perfeito. Tornou-se comum ver mulheres com corpos esculturais impulsionadas pelas exigências da indústria da beleza, a qual explora a imagem feminina determinando o que se encaixa no padrão ideal de beleza. Ocorre que essa prática pode acarretar problemas de natureza mental e física às mulheres. Por não se enquadrarem no perfil imposto pela sociedade (Vírgula) ou, (Sem vírgula) mesmo quando se submetem às exigências, ficam insatisfeitas com os resultados obtidos, busca-se cada vez mais ficar parecida com uma artista de televisão, sujeitando-se à cirurgia plástica, é uma busca infindável pela perfeição estética. (Melhore a contextualização e fomule a tese)
Quando o resultado esperado não acontece surge a depressão, então recorre-se a medicações que, algumas vezes, faz aumentar o peso daí vira um ciclo vicioso. Às vezes, a mulher quer tanto emagrecer que se torna vítima da anorexia, há casos extremos de mulheres que falecem por, simplesmente, deixarem de se alimentar.
(Melhore a estratégia coesiva) É necessário consciência a respeito das práticas que estão por trás da imposição, principalmente, da mídia pelo corpo perfeito. Percebe-se que, (Sem vírgula) o modelo padrão de beleza é imposto com o intuito de manipulação para se considerar belo aquilo que os meios de consumo determinam ser, sem valorizar a estética de cada mulher. Verifica-se tal prática no que se refere aos comerciais, às novelas, aos programas de televisão como um todo.
(Boa estratégia coesiva) Por isso, deve-se fazer uma análise minuciosa sobre a mensagem que àquela imagem quer passar, e não se deixar influenciar, distinguindo o que é válido para cada pessoa do sexo feminino respeitando suas preferências quanto a beleza e seu estado físico e mental. (Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões por meio de um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |