Corpos perfeitos são impostos pela mídia, pela sociedade e pela cultura, uma padrão estético inatingível, formas e tamanhos tidos como modelo de perfeição, levando milhares de mulheres a sérios distúrbios alimentares, ocasionando até mesmo a morte, tudo em uma vã tentativa de se encaixar em padrões cada vez mais nocivos a saúde das mesmas. (Parágrafo frasal. Reestruture)
No Brasil mais de 20% dos jovens apresentam um transtorno alimentar, sendo a anorexia o mais comum, afetando cerca de 150 mil jovens entre 15 e 19 anos, sendo a maioria mulheres, além disso a anorexia apresenta a maior taxa de mortalidade dentre todos os distúrbios psiquiátricos. (Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) Isso por consequência, (Sem vírgula) da famosa cultura Body Shaming ( vergonha do corpo) que perpetua a ditadura desses padrões entre as mulheres, levando a se sentirem inadequadas, insuficientes e com baixa autoestima, tais sentimentos podem levar á depressão, ansiedade e transtornos de imagem corporal. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, prorrogar as possíveis soluções desses impasses, é o mesmo que dar espaço para a ditatura da beleza agir na sociedade de forma cada vez mais avassaladora. Portanto, é papel do Ministério da Saúde empregar recursos em hospitais de saúde pública, para fornecer acompanhamento médico, psicológico e nutritivo para pacientes com distúrbios alimentares, além do MEC (Desenvolva a sigla) também fazer a sua parte através da conscientização dos pais e alunos a respeitos dos perigos dessa ditadura estética na vida dos jovens. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões por meio de um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |