A beleza feminina é historicamente considerada por diversos povos. No entanto, observa-se que o conceito sobre beleza é culturalmente exclusivista e discriminatório e podem causar sérios transtornos nos aspectos físicos e psicológicos. (Melhore a contextualização do tema)
Ao longo do tempo, a referência sobre o que é considerado "belo" teve diversas influências e se intensificou com o advento da moda. A Grécia Antiga (Vírgula) por exemplo, trouxe o conceito de estética e com ela a definição do padrão ideal de beleza caracterizado pela harmonia entre medidas e proporções corporais. O antigo Egito apresentou a valorização da beleza com a influência de Cleópatra e seus cuidados com a aparência com uso de maquiagens , acessórios, cosméticos e roupas exclusivas. Hoje, os padrões de beleza ainda impõem a sociedade aquilo que é tido como "aceitável" ditando o tipo de corpo perfeito, o cabelo ideal, a vestimenta e estilo a que se deve enquadrar.
Dessa forma, o medo da não aceitação é fator preponderante para o acometimento de uma série de problemas relacionados a questões emocionais e até de saúde. Distúrbios como bulimia e esquizofrenia refletem sérias consequências causadas pela insatisfação com o corpo e o desejo de se adequar ao biótipo tido com magro. Casos de mortes ou deformidades envolvendo procedimentos estéticos desnecessários são crescentes, assim como, (Sem vírgula) vem crescendo também situações de depressão e em alguns casos, suicídio. Esses são alguns exemplos dentre vários em que mulheres são vítimas de um sistema social repressor.
(Boa estratégia coesiva) Logo, urge a necessidade de por fim a tal ditadura e passar a valorizar a beleza feminina considerando as diferenças físicas, respeitando as preferências individuais e enaltecendo pluralidade de estilos. Para isso, podem contribuir de forma significativa: o governo, com projetos sociais e culturais que corroborem a causa, a mídia e outros veículos de comunicação que propaguem sobre a relevância de tal temática , a moda e a sociedade como um todo que influenciem e se permitam serem influenciadas pelos ideais de respeito e liberdade. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |