¨A vida que ela tem¨, da compositora e youtuber Nina Baiocchi, traz uma perspectiva dos sentimentos de muitas mulheres perante a ditadura da beleza, agregando, quase que obrigatoriamente, os impactos na saúde física e mental de si próprias. Dentre esses impactos, a mídia atua como uma das principais fontes para os problemas psicológicos, servindo, por várias vezes, como gatilhos para problemas que já perpetuam na vida de diversas pessoas, tais como transtornos alimentares e, também, aumento na procura por procedimentos estéticos. (Melhore a contextualização)
Jornais, telejornais, revistas, filmes, redes sociais, desenhos, gibis ou, simplesmente, a mídia como um todo, trazem um tipo de beleza que segue o mesmo padrão, seja na protagonista de um filme ou simplesmente na capa da revista. Apesar de que a mídia atual busca uma diversidade, percebemos-a como sendo demasiadamente superficial, não gerando representatividade nas outras mulheres, que podem, por falta de autoestima, considerar aquele padrão de pessoas como perfeito.
(Melhore a estratégia coesiva) Os transtornos alimentares são mais comuns em jovens e mulheres, seja na anorexia, uma perspectiva de si sempre acima do peso, ou na bulimia, alimentação exagerada seguida por culpa e perda de peso agressiva, a pessoa tende a querer manter o padrão do próprio corpo magro. Nas duas cituações ou para é não ser julgada como feia e gorda, ou apenas por crença própria que precisa ser daquela forma para estar perfeita; sendo que a perfeição, na verdade, é muito subjetiva.
(Melhore a estratégia coesiva) A procura por procedimentos estéticos no Brasil, invasivos ou não, tem aumentado tanto que o Brasil ficou em segundo lugar entre os países que mais fazem cirurgias plásticas no mundo. O problema maior é que existem diversas clínicas não qualificadas para esse tipo de procedimento, resultando, na maioria dos casos, em erros, que vão da falta de um pedaço no nariz, até uma complicação posterior resultando em morte. Em ambas, gerando traumas ou para a vítima ou para a família dela.
(Boa estratégia coesiva) Desse modo, com esses impactos enraizados na mente, deve-se instruir as mulheres a ficarem atentas ao tipo de conteúdo estético que consomem, para que não continuem presas nessa “ bolha do padrão de beleza”, que pode ser através dos diversos meios comunicativos. A procura e denúncia, tanto por parte do Governo como da população repectivamente, são fundamentais serem ainda mais reforçados, principalmente por meio da mídia. Tem-se também a divulgação das assistências públicas de ajuda psicológica para as mulheres que sofrem com essa ditadura de beleza e com os transtornos alimentares também. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 80 | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 520 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |