No jogo "CyberPunk 2077", somos apresentados à Night City, cidade futurista onde há uma hipervalorização dos padrões de beleza e status sociais. Paralelamente, na sociedade moderna há uma manutenção de uma lesiva estrutura social semelhante, com um endeusamento da aparência física. Com efeito, surgem os problemas psicológicos e distúrbios alimentares nas mulheres. (Melhore a contextualização)
Diante desse cenário, é notável uma formação de pertubações mentais sobre a população feminina na nação brasileira. Sobre esse víes, é válido abordar o obra "O Mito da beleza", que aborda diretamente a pressão da beleza e seus impactos no corpo social. Nessa perspectiva, percebe-se a busca pela beleza como um estorvo e uma forma de controle social. Dessa maneira, tornou-se nítido que a padronização da beleza leva a uma formação de problemas psicosociais.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, fora das patologias psíquicas existem as médicas, em busca de corpos perfeitos a população pode desenvolver doenças como bulimia ou anorexia. De fato, com o aumento dos meios de comunicação telespectar pessoas com ótimos físicos se tornou mais fácil, o que leva muitos jovens a um desenvolvimento de dismorfia corporal por meio de comparações. Logo, a soma das pressões sociais e internas leva o povo há uma espécie de "inquisição" por um físico perfeito.
(Boa estratégia coesiva) Dessa Maneira, O Governo Federal- Orgão de poder máximo-, deve por criar um Orgão chamado "mais saude" cujo o objetivo é dar apoio psicológico a pessoas que se sentem em estado de vunerabilidade diante do estorvo, por meio de consultas particulares e em grupo afim de evitar a formação de uma massa de doentes mentais, assim separando ainda mais a sociedade moderna de Night City. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 40 | Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 80 | Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 80 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 40 | Articula as partes do texto de forma precária. |
Competência 5 | 40 | Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
Nota final | 280 | Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação. |