Ao se discorrer sobre a ditadura da beleza e seus impactos na saúde física e mental da mulher, é importante analisar alguns aspectos relacionados a essa temática. Nesse contexto, destaca-se o Brasil como um dos primeiros no ranking dos países que mais realizam cirurgias plásticas e, (Sem vírgula) os diversos riscos gerados pela busca exacerbada da beleza perfeita. (Melhore a contextualização)
A imposição da sociedade e a forte influência das redes sociais desencadeia uma preocupação excessiva das mulheres pelo corpo perfeito, e o Brasil (Vírgula) por ser um país tropical, com uma grande extensão litorânea, propicia a exibição e a comparação desenfreada dos corpos femininos. Dessa maneira, diversas mulheres recorrem a procedimentos realizados em clínica clandestina, profissionais desqualificados, e procedimentos inadequados em prol da beleza perfeita.
(Boa estratégia coesiva) Em paralelo a isso, é importante destacar que a baixa autoestima, ansiedade, depressão, distúrbios alimentares, (Sem vírgula) são os diversos riscos que boa parte dessas mulheres enfrentam para poderem se enquadrar no padrão de beleza, muitas vezes exigidos por si, ou mesmo por motivos profissionais. Nesse viés, percebe-se que o corpo perfeito passou a ser uma obsessão, um símbolo de status que representa a mulher. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, nota-se que a ditadura da beleza e seus impactos na saúde física e mental da mulher, (Sem vírgula) é assunto de interesse mundial, pois diversas mulheres têm sido escravizadas em busca do corpo perfeito. É importante que a saúde física e mental sejam prioridades antes de qualquer padrão de beleza. É oportuno que o Ministério da Saúde aliado as redes de comunicação, (Sem vírgula) realcem a importância da autoaceitação, desfazer o padrão de beleza, e incentivar as pessoas a terem hábitos saudáveis com menos procura a cirurgias. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 120 | Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |