Os padrões de beleza eram, na Grécia Antiga, requisitos necessários para a ascensão social de um indivíduo. Estes estereótipos, no mundo atual, ainda persistem na sociedade, sendo eles extremamente danosos, principalmente, para a saúde dos indivíduos do sexo feminino. Assim, é crucial atenuar esses padrões impostos ao corpo da mulher e, além disso, promover informações sobre a saúde e a beleza, de modo a não afetar negativamente a vida mulher.
Em primeira instância, a "ditadura da beleza corporal" é veiculada em vários tipos de mídias, como em propagandas de lojas de roupas ou em aparelhos eletrônicos. Essas formas de exposição pública do corpo da mulher podem ser conceituadas no que a filósofa Hannah Arendt cunhou de "banalidade do mal", que se refere aos atos que se tornaram comuns na sociedade. O físico magro, por exemplo, é divulgado de maneira banalizada como a forma corpórea perfeita, em detrimento das outras, promovendo às mulheres danos mentais, como ausência de autoestima e a exclusão social, já que não são valorizadas com o corpo natural que possuem (Melhore a apresentação dessa discussão). Assim, as exposições midiáticas em relação ao corpo da mulheres afetam diretamente a saúde delas e as influenciam a recorrer ao "padrão perfeito e atraente".
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a falta de discernimento a respeito da real valorização do físico feminino viabilizada a ascensão do revés em pauta. Para o filósofo Immanuel Kant, "o homem é aquilo que a educação faz dele". Nesse sentido, por falta de conhecimento e educação a respeito dos padrões de beleza,
muitas mulheres procuram tratamentos estéticos sem saberem que tais podem ser perigosos, e acabam sofrendo vários danos físicos, como amputações, em decorrência, por exemplo, da aplicação de produtos químicos e da realização de cirurgias, tudo com o intuito de padronizar seus corpos conforme o que é exposto socialmente. Logo, a educação influência diretamente a vida feminina no contexto dos estereótipos da beleza, visto que o conhecimento direciona a mulher para a escolha correta e realmente benéfica.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a divulgação do corpo feminino e o discernimento a respeito das "ditaduras da perfeição" devem ser analisados para o combate do impasse em questão. Urge, dessa forma, que o Ministério do Desenvolvimento Social, por meio das instituições de ensino, promova palestras sobre os riscos da procura excessiva pelo corpo perfeifo, a fim de garantir a saúde física e mental feminina. Além disso, fica a cargo do Estado, por meio da criação da "lei dos estereótipos" , promover, também, a representação dos padrões corporais naturais em anúncios de lojas e de televisores por exemplo, a fim de desvincular a cultura da beleza perfeita do Brasil. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |