[Sem título] - Banco de redações


Ditadura da beleza e seus impactos na saúde física e mental da mulher: uma discussão importante

Enviada em: 08/02/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A beleza vem sendo padronizada regularmente pelo conceito estético do que se é belo, muitas vezes impondo sobre as mulheres um lugar a ser alcançado, assim, sobrecarregando-as de modo a exigirem um grande esforço mental e muitas vezes físico. (Parágrafo frasal)

Nessa perspectiva, os veículos midiáticos vêm contribuindo bastante nesse quesito, tendo em vista que o mesmo propaga frequentemente o conceito de beleza corporal nas mulheres, fortalecendo a ideia de um padrão, conceituado por muitos como um corpo "saudável", mas apenas uma fachada mascarada para o verdadeiro sentido imposto sobre esse conceito. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Sob esse viés, as mulheres procedem ao rumo desgastante afim de passarem por uma peneira social, oque nem todas conseguem. Com uma imagem do físico "perfeito" já implantada e almejada na mente de muitos, o físico imperfeito, pelo contrário, uma falha onde muitos se encontram e autojulgam, provocando assim nos próprios corpos uma sensação de insegurança, medo e até mesmo desconforto. Essa bola de neve negativa pode acabar gerando doenças mais sérias como a própria depressão. (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto faz-se indispensável a educação - instrumento de bastante potencial - sobre as diferenças e qualidades existentes da cada indivíduo, assim como o respeito e o auto reconhecimento. Paralelamente à mídia, rede de grande abrangência, para criação de comerciais e programas televisivos abordando sobre as variáveis formas de enxergar o belo, além de debates acerca o tema. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões de modo mais produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200