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Ditadura da beleza e seus impactos na saúde física e mental da mulher: uma discussão importante

Enviada em: 08/02/2024

Status:

Corrigida
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É fato que, mais da metade da população feminina sofre, ou já sofreu, com transtorno alimentar, incluindo, principalmente, a dismorfia corporal. A origem desses problemas surge, normalmente, na adolescência, época onde os comentários sobre os corpos alheios aumentam de forma considerável, o que, sem dúvidas, afeta de maneira intensa o bem-estar psicológico de qualquer um. Além disso, vale pontuar,(Sem vírgula) o fato da pressão vinda de mídias diante da "beleza" física das mulheres tem crescido cada vez mais, o que, também, causa efeito direto na saúde mental de todas essas citadas. (Melhore a contextualização do tema)

Dessa forma, pode-se lembrar do filme "To the bone" (2017), um drama que retrata a história de uma garota, interpretada por Lily Collins, cujo sofre de anorexia nervosa, transtorno que tem como sua principal característica a restrição alimentar. A protagonista, assim como muitas outras mulheres, provavelmente desenvolveu essa doença devido a comentários sobre seu corpo, muitas vezes feitos até mesmo por pessoas próximas, como amigos e familiares, que não têm certa consciência sobre como essas falas podem refletir na autoestima dela. Entretanto, é impossível dessasociar a "ditudura da beleza" como uma das principais causas do desenvolvimento de problemas com a auto-imagem, visto que, atualmente basicamente toda a população tem acesso à internet, consequentemente, acaba consumindo conteúdos que ditam um padrão de beleza que, muitas vezes, acaba sendo extremamente inalcançável, principalmente de forma saudável. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é de grande relevância relembrar a existência de pesquisas que mostram os reais números da quantidade de pessoas do gênero feminino que realizam procedimentos estéticos, sendo estes muito maiores do que os indivíduos homens. Desse modo, é possível relacionar com o tópico discutido no parágrafo anterior, de que as mulheres, muitas vezes, costumam ter problemas de autoestima, principalmente em relação ao seu corpo. Logo, as que podem pagar, embarcam nessas práticas para tentar fazer com que seus corpos entrem no "padrão" imposto pela sociedade. Já quem não tem esses acessos, e até mesmo quem tem, acaba caindo no costume de restringir sua alimentação diariamente, comendo muito pouco, ou até mesmo não realizando o ato essencial mencionado. É valioso mencionar que, (Sem vírgula) essas ações podem ter consequências até mesmo fatais.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, como método de prevenção a esses acontecimentos contínuos, cabe ao Ministérios das Mulheres, órgão que visa cuidar e assegurar as políticas públicas focadas na população feminina, em conjunto com os Ministério da Educação e das Comunicações, proporcionarem palestras e estudos obrigatórios em escolas públicas e privadas de todos os municípios do território brasileiro e, além disso, filtrar os conteúdos midiáticos para não ser imposto um único corpo como "bonito"/"padrão". Tudo isso com o foco de erradicar os impactos negativos que a indústria estética e da beleza tem sobre as mulheres, pois, somente assim, será possível alcançar uma sociedade justa.

Comentários do corretor


Delimite as discussões. Evite uma abordaggem de vários assuntos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 80 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 80 Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 560 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.
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