O padrão de beleza é um modelo físico de aparência imposto como idela, para homens e mulheres, assim os outros tipos de corpos e aparência encontram-se rejeitados na classificação de beleza. No Brasil, atualmente, a sociedade se esforça para terem suas belezas validadas, especialmente as mulheres que sofrem com o machismo controlando seus corpos ao longo dos séculos, ocasionando graves problemas como transtorno alimentar e distorção de imagem. (Formule a tese)
Diante dessa problemática, vale ressaltar que 5% da população brasileira convive com algum tipo de transtorno alimentar e afetam mais as mulheres, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Portanto, é notório que a busca pelo "corpo perfeito" afetam a saúde da mulher, com fatores biológicos, hormonais, socioculturais, psíquicos e até genéticos como consequências. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, majoritariamente nos dias de hoje, com a exposição constante em redes sociais e as consequências disso, como comentários alheios e comparações, outro fato provindo da pressão estética é a distorção de imagem, onde as pessoas não conseguem reconhecer o corpo como tal, gerando ansiedade, insatisfaçãoe até transtorno alimentar, de acordo com o G1. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, ao longo dos anos, o movimento feminista luta para exclusão parcial ou total dos padrões e controle do corpo feminino. Cabe à sociedade ser informada, pelos meios poder, as consequências destas ações repressoras e cabe aos meios de comunicação empatia para os cidadãos verem beleza e perfeição em todos os corpos e, assim, as cidadãs terem liberdade e expressão de seus corpos como desejarem. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |