Uma definição de beleza popularmente conhecida é: "aquilo que agrada seus sentidos". Uma música é considerada bela quando seu tom agrada quem ouve (Vírgula) ou feia quanto ataca a audição. Uma forma é tida por bela quando agrada quem vê é, mas se vai de encontro aquilo que está acostumada é considerado feio. Este senso comum têm sido questionado quanto a aparência da mulher e se existe um padrão para sua beleza.
Padrão é o considerado senso comum pela maioria. O padão está em constante mudança ao longo da história e da sociedade. Nos anos 80 as roupas eram deveras coloridas, já nos anos 90 compridas 2 números acima da pessoa. A aparência feminina ideal também variou muito ao longo do tempo, a discusão atual é se a mulher deve se preocupar com o ideal comum, por vezes inalcançável, principalmente pelo fato dos corpos humanos não serem iguais entre si, ou aceitar seu corpo é e lidar com a opinião dos outros.
(Melhore a estratégia coesiva) Beleza e padão como sinónimos em nossa sociedade tem causado grande discórdia, uma vez que sendo o primeiro critério individual e o segundo coletivo esta confusão fez as pessoas esquecerem o respeito a opinião e livre pensamento alheio. se uma mulher decide estar acima do peso considerado ideial, é direito dela se ver bela dessa forma, bem como é direito de outra pessoa considerá-la feia baseado no padão construído pela sociedade. são critérios que por serem subjetivos e objetivos, respectivamente, não tem correlação.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, seria saudável as pessoas guardarem sua opinião sobre a beleza alheira para si, só revelando quando solicitado, pois por ser individual, pela possibilidade de ser diferente de sua expectativa. Bem como não se deve criticar a pessoa que não se agrada de outra fora do padrão considerado pela maioria, uma vez que está seguindo o senso comum. quem deseja ser diferente deve estar preparado para o sentimento de aversão que gera em outras pessoas. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |