Que mulher nunca sentiu a pressão estética apertando cada parte do seu corpo? O problema, infelizmente, pode começar dentro de casa - quando as meninas são ensinadas pelos cuidadores e familiares a se comportar de uma forma que seja aceita pela sociedade. Ensinadas a não comer muito para não engordar, mas também a não comer pouco, do contrário fica magra de mais. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
No entanto, é na escola onde o problema se agrava, com provocações vindas dos colegas (em sua maioria meninos que trazem de casa uma criação machista). O que começa com uma brincadeira em casa e na escola, termina em uma "ditadura da beleza". Ainda que ninguém saiba de fato qual é o padrão a ser seguido, pois, como já foi dito, ou se está gorda de mais ou se está magra de mais.
Logo, estes dois fatores: uma educação problemática em casa e uma falta de empatia na escola; estão associados a meninas que se tornarão mulheres com prováveis transtornos relacionados à sua imagem. (Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) É urgente que meninos e meninas sejam ensinados a não fazerem provocações a respeito do corpo do outro. Por fim, deve-se ter na grade curricular das escolas um debate profundo acerca dessas questões, até que um dia ninguém mais se sinta mal dentro do seu próprio corpo. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Evite uma abordagem limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 560 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |