O filósofo brasileiro Raimundo Teixeira Mendes, em 1889, adaptou o lema positivista "Ordem e Progresso" não só para a Bandeira Nacional, mas também para a nação que, no contexto hodierno, enfrenta significativos estorvos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente, entre eles, a Ditadura da beleza e seus impactos na saúde física e mental da mulher: uma discussão importante representa uma antítese à máxima do símbolo pátrio, uma vez que tal postura resulta na desordem e no retrocesso do desenvolvimento social. Esse lastimável panorama é calcado na inoperância estatal e tem como consequência o impulsionamento de doenças mensais. (Formulou a tese)
De início, há de se constatar a débil ação do Poder Público enquanto mantenedora da problemática. Acerca disso, o filósofo inglês Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã", defende a incumbência do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso da coletividade. As autoridades, contudo, vão de encontro com a ideia de Hobbes, uma vez que possuem um papel inerte em relação a Ditadura do corpo. Esse cenário decorre do fato de que, assim como pontuou o economista norte-americano Murray Rothbard, uma parcela dos representantes governamentais, ao se orientar por um viés individualista e visar a um retorno imediato de capital político, negligência a conservação de direitos sociais indispensáveis, como o direito a liberdade de expressão (Reestruture essa discussão). Logo, é notório que a omissão do Estado perpetua os esteriótipos do corpo no Brasil.
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, engendra-se as doenças metais. Posto isso, de acordo com o instituto brasileiro de geografia e estatística (Iniciais maiúsculas)(IBGE), o público feminino tende a seder mais aos padrões de beleza e sofrem continuamente com doenças mentais, o que levou a um aumento significativo em casos de depressão e anciedade. Diante de tal exposto, as mulheres são o público-alvo da descriminação do corpo tendo, (Sem vírgula) em vista, (Sem vírgula) os altos padrões de beleza socialmente valorizados,em decorrência disso a baixa autoestima e transtornos alimentares são recorrentes devido a necessidade exesiva de obter o corpo perfeito torna-se uma mazela enraizada no país. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, que é mister a atuação governamental. Assim, a fim de solucionar o problema social, cabe ao Poder Executivo federal, mais
especificamente ao Ministério da educação (MEC), realizar campanha de conscientização sobre a ditadura do corpo e suas consequências e principalmente como evita- lá. Tal ação deverá ocorrer por meio das redes sociais como Instagram e Facebook (Vírgula) além de escolas públicas e privadas. Somente assim, com a conjuntura de tais ações, os brasileiros verão o progresso referido na Bandeira Nacional Brasileira como uma realidade.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais clareza. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |