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Ditadura da beleza e seus impactos na saúde física e mental da mulher: uma discussão importante

Enviada em: 04/02/2024

Status:

Corrigida
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“Se eu não tivesse me definido para mim mesma, teria sido esmagada pelas fantasias que outras pessoas fazem de mim e teria sido comida viva” (Vírgula) disse Audre Lorde, escritora norte-americana. O conhecer a si, ver beleza e diversas possibilidades é um meio de enxergar a própria individualidade, e conhecer, a partir da perspectiva da individualização, que consiste, em resumo, tornar-se si mesmo, a possibilidade de beleza e valor no próprio corpo. A necessidade da afirmação da própria identidade é fundamental, porque as mulheres, sofrem por uma pressão social para que caibam todas, em um padrão, que em regra é ser branca, magra e não ter deficiência, assim, essa imposição além do adoecimento causado por uma busca incansável, é uma exigência machista e racista.

Assim, é possível ratificar que a ditadura da beleza tem um viés machista que procura objetificar a mulher, a tornando um ser incapaz de manifestar e afirmar a sua existência que não seja, apenas, pelo aspecto físico e para isso cria padrões físico que são vendidos por meio de cremes, pílulas, cirurgias ou dietas que são incansáveis, contudo são postos como essenciais para aceitação das mulheres em relacionamentos, espaços acadêmicos ou até locais de trabalho. Nesse contexto, para alcançar esse padrão e assim serem aceitas a sociedade cobra duros sacrifícios às mulheres, e como essas não conseguem chegar perto, colocam responsabilidade em si, pois há uma divulgação massiva, de modo direto ou indireto, de corpos brancos e magros, que alcançaram, assim transmitem que atingir o padrão é mais por força de vontade a manipulação de imagens. Como resultado, o Brasil é o segundo país do mundo que faz cirurgia plástica,segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, assim é possível trazer que somado a exigência machista, há um mercado que lucra com a distorção e baixo auto estima da mulher, desse modo, a busca pela estética perfeita, para o capitalismo, é um mera forma de lucrar. (Reelabore. Muitas discussões em apenas um parágrafo)

(Melhore a estratégia coesiva) Já as mulheres negras, que por muito tempo, devido à estrutura racista, não foi sequer vista como mulher, já que segundo a intelectual e autora norte-americana bell hooks, a sociedade definiu as mulheres brancas como mulheres, a ditadura da beleza transmite a incapaz das mulheres negras seguirem o padrão, pois, ainda que magras, nunca serão brancas, sendo assim, para esse grupo a ditadura estética questiona à capacidade de existência dessas enquanto mulher, já que esse grupo é antítese (Reelabore essa discussão). Dessa modo, tal cobrança provoca uma dualidade sobre a existência desse corpos, já que ao mesmo tempo que exige a existência enquanto mulher bonita, afirma que essas não são mulheres, visto que é transmitido o conceito de ser mulher a partir da estética branca, segundo bell hooks, nesse sentido há um grupo que sofre duplamente, já que somado ao machismo, há o racismo.

(Boa estratégia coesiva) Nesse contexto, ambos os grupos, mulheres negras e brancas, mostram insatisfação com a própria aparência, pois segundo instituto Sophia Mind, 54% não gostam da própria aparência o que leva a transtornos alimentares e psicológicos, resultando, segundo pesquisa realizada pelo Think Olga, que 7 em 10 pessoa diagnósticas com depressão e ansiedade são mulheres. (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Assim, é possível ratificar que a pressão estética por um corpo incansável e único, além de minar ou eliminar a individualidade, provoca o adoecimento psicológico e,se mulher negra, é uma opressão dupla, já que somado ao machismo há uma prática nítida de racismo. Sendo assim, é necessário campanhas que promovam a valorização e preservação da individualidade, sejam nas mídias e escolas, alicerçadas em práticas antirracistas. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 80 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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