No que concerne a imposição de um ideal de beleza e os prejuízos à saúde geral da mulher, trata-se de um problema sociocultural modificável de acordo com o contexto que a sociedade estiver inserida, cujas consequências negativas na autoestima e confiança femininas são devastadoras. Neste sentido, há que se discutir sobre os impactos da ditadura da beleza, a saber, a saúde física e mental da mulher e meios para sanar ou amenizar a problemática.
Certamente que a aceitação do próprio corpo ainda é uma questão delicada para a maioria das mulheres, e parte disso se deve ao padrão estético imposto. Apesar de todos os esforços para desconstruir a ideia de um corpo ideal, a ditadura da beleza levou a saúde mental e física da maioria das mulheres ao limite, visto que essa busca exagerada pela perfeição pode causar transtornos alimentares e mentais, como ansiedade e até depressão. Uma vez que o livre acesso as redes sociais foi massificado, este padrão globalizou-se, já que os milhares de influenciadores expõem corpos esculturais e rostos perfeitos, o que contribui para a uniformização da beleza e a definição de metas inalcançáveis para a maioria. (Delimite e explore de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Sob a perspectiva filosófica, Karl Marx afirmava que o pensamento prevalecente em uma sociedade é comumente imposto pela classe dominante. Dessa forma, é possível deduzir que os padrões de beleza idealizados pela elite, (Sem vírgula) não são de fácil acesso as classes menos privilegiadas, o que gera diversas mazelas físicas e psicológicas, mais específicamente nas mulheres.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para amenizar ou solucionar a problemática. O órgão CONAR (Desenvolva a sigla) deve ser mais rígido com a publicidade que imponha padrões estéticos e obrigar a promover a diversidade de aparências. O Ministério da Educação, via Redes de Ensino, deve promover palestras educativas ministradas por educadores e professores sobre o tema. O Ministério da Saúde, via Secretarias Estaduais e/ou Municipais, deve promover palestras com profissionais especializados e a formação de grupos de suporte a mulheres vítimas desse cenário. Posto isso, será possível amenizar os efeitos da busca exacerbada pelo perfeição corporal. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de modo mais produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |