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Ditadura da beleza e seus impactos na saúde física e mental da mulher: uma discussão importante

Enviada em: 04/02/2024

Status:

Corrigida
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No que concerne a imposição de um ideal de beleza e os prejuízos à saúde geral da mulher, trata-se de um problema sociocultural modificável de acordo com o contexto que a sociedade estiver inserida, cujas consequências negativas na autoestima e confiança femininas são devastadoras. Neste sentido, há que se discutir sobre os impactos da ditadura da beleza, a saber, a saúde física e mental da mulher e meios para sanar ou amenizar a problemática.

Certamente que a aceitação do próprio corpo ainda é uma questão delicada para a maioria das mulheres, e parte disso se deve ao padrão estético imposto. Apesar de todos os esforços para desconstruir a ideia de um corpo ideal, a ditadura da beleza levou a saúde mental e física da maioria das mulheres ao limite, visto que essa busca exagerada pela perfeição pode causar transtornos alimentares e mentais, como ansiedade e até depressão. Uma vez que o livre acesso as redes sociais foi massificado, este padrão globalizou-se, já que os milhares de influenciadores expõem corpos esculturais e rostos perfeitos, o que contribui para a uniformização da beleza e a definição de metas inalcançáveis para a maioria. (Delimite e explore de modo produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Sob a perspectiva filosófica, Karl Marx afirmava que o pensamento prevalecente em uma sociedade é comumente imposto pela classe dominante. Dessa forma, é possível deduzir que os padrões de beleza idealizados pela elite, (Sem vírgula) não são de fácil acesso as classes menos privilegiadas, o que gera diversas mazelas físicas e psicológicas, mais específicamente nas mulheres.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para amenizar ou solucionar a problemática. O órgão CONAR (Desenvolva a sigla) deve ser mais rígido com a publicidade que imponha padrões estéticos e obrigar a promover a diversidade de aparências. O Ministério da Educação, via Redes de Ensino, deve promover palestras educativas ministradas por educadores e professores sobre o tema. O Ministério da Saúde, via Secretarias Estaduais e/ou Municipais, deve promover palestras com profissionais especializados e a formação de grupos de suporte a mulheres vítimas desse cenário. Posto isso, será possível amenizar os efeitos da busca exacerbada pelo perfeição corporal. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões de modo mais produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.
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