No drama "Beleza Verdadeira", série de TV coreana, retrata-se a vida de uma jovem que sofria bullying por não ser considerada bonita; com isso, o medo da rejeição faz com que ela se aventure no mundo dos cosméticos. Paralelamente, fora da ficção, a ditadura da beleza não é diferente e ainda é uma discussão importante, uma vez que prejudica não só a saúde física da mulher (Vírgula) mas também a mental. Sendo assim, torna-se necessário uma análise crítica acerca da cultura e da idealização promovida pelas mídias.
Diante desse cenário, ressalta-se, de início, que o conjunto de ideias e comportamentos de determinado grupo social contribui para a permanência do problema em questão. Sob esse viés, a sociedade brasileira, ao atuar como uma instituição plural, que compartilha e atribui valores, generaliza no senso comum a opinião de que o padrão estético do gênero feminino é aquele cuja definição é marcada pela magreza extrema. A exemplo disso, há a canção do artista "MC Bola", chamada "Ela É Top", que, por sua vez, louva uma mulher apenas porque ela atende aos requisitos esculturais — um molde físico extremamente demarcado pela falta de flacidez. De fato, não foi intenção do cantor perjorativizar o gênero feminino; no entanto, segundo o conceito de "banalização do mal", da teórica alemã "Hanna Arendt", a normatização dessas crenças mascara as origens do "preconceito", já que ela justifica o argumento de que tal costume sempre foi algo comum e aprovado por todos (Melhore a apresentação dessa ideia). Dessa forma, por haver a forte interação do coletivo, assim como em "Beleza Verdadeira", o corpo feminino tende a sofrer severas delimitações que inviabilizam a diversidade.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, outro fator influenciador é a idealização impulsionada pelos meios de comunicação, os quais ameaçam o bem-estar psíquico e fisiológico da mulher. Nesse sentido, ao invés de quebrar estereótipos, os canais de informação não necessariamente se importam com os impactos da espetacularização da ditadura da beleza — posicionamento esse que reforça as expectativas já aceitas. À luz disso, existem as propagandas que utilizam retoques artificiais nas modelos para agradar a indústria do consumo, o que, consequentemente, cria uma fantasia na mente das consumidoras. Por conseguinte, tal irrealidade, como estuda a "Psicologia", torna-se capaz de gerar a "anorexia", distúrbio psicológico caracterizado pela garantia da aceitação somente quando o indivíduo se modela ao que ele considera perfeito; todavia, o transtorno causa grande pressão psicológica, culminando numa má alimentação e, em alguns casos, na morte. Destarte, com o foco voltado à publicidade, as entidades midiáticas podem ignorar a humanidade das mulheres em virtude do endeusamento da perfeição.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário efetuar os empecilhos supracitados para superar os efeitos da ditadura da beleza. Para isso, o Ministério da Educação, órgão responsável pela qualidade do ensino, deve desconstruir a normatização de padrões relacionados ao corpo feminino por meio de uma educação que viabilize o juízo de valor, visando mitigar a discriminação que impera. Ademais, nas escolas, haverá a inclusão de palestras com sociólogos esclarecendo os motivos do prejulgamento. Simultaneamente, é dever do Estado fiscalizar a idealização promovida pelas mídias. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |