Ao analisarmos, a ditadura da beleza, percebemos que a mesma se intensificou-se nos últimos anos, porém teve início nos anos oitenta, sendo assim é válido ressaltar que a busca pelo corpo feminino perfeito, (Sem vírgula) vem de raízes machistas anteriores. Conforme o dicionário, beleza é um conjunto de características ou particularidades que despertam admiração e/ou prazer, no entanto para sociedade contemporânea a beleza é um padrão, pré-estabelecido pela mídia independente do biotipo corporal. Dessa forma a busca feminina, (Sem vírgula) para adequar-se ao padrão desencadeia problemas físicos e mentais a mulher.
No filme o diabo veste prado, é possível observar como a ditadura da beleza afeta a personagem, Emily, que passa a fazer dietas, mesmo sendo magra, para alcançar o "padrão corporal". O grande problema do padrão de beleza, e que ele considera todas as mulheres iguais, quando na verdade todas são únicas, dessa forma a mulher que trilha esse caminho não sofre somente com a tentativa de mudar o corpo para se encaixar, mas também com consequências psicológicas advindas da frustração com o próprio corpo.
(Melhore a estratégia coesiva) Diante do exposto é possível concluir que a imposição de uma padrão de beleza é injusto e preconceituoso, além de colocar em risco a saúde mental é física da pessoa. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, uma vez que a ditadura da beleza exige padrões ilusórios de uma beleza midiática, estabelecida pelo patriarcado, e importante desmistificar esse pensamento por meio do fortalecimento e repercussão de movimentos existentes que atualmente realizam, o trabalho de combate ao padrão de beleza, através dos meios de comunicação com a finalidade de alcançar as novas gerações, para que enfim a ditadura da beleza possa ser extinta. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de modo mais produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |