"As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental". O verso de Vinícius de Moraes traz uma questão bastante vista nos dias atuais. Mulheres, meninas insatisfeitas com seus corpos pelo fato de terem que ter um corpo "padrão", fora isso seu corpo é julgado constantemente. (Melhore a contextualização e formule a tese)
Diante dessa realidade, é possível observar que ter um corpo padrão é algo que gera diversos distúrbios e gatilhos (Apresente de modo mais detalhado), sejam alimentares, físicos, psíquicos e entre outros. Porém , quanto mais a mulher é cobrada,mais afetada é. E assim que começa a ingerir ou injetar substâncias em excesso no corpo, e acabam em hospitais.
(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, é visível uma cobrança maior dos homens sobre as mulheres. Para eles a mulher perfeita não pode ter seu corpo real e sim um corpo imposto pela sociedade, ou seja, mudam constantemente seus corpos para agradarem eles e não a si própria. Como resultados, teremos muitas mulheres com alto estima baixa, saúde afetada , internação por consequência de algum procedimento estético e outros inúmeros fatores.
(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, é preciso que haja uma sensibilização entre mulheres, um acolhimento entre elas. Desconstruir as regras sociais, entender e aceitar que o padrão de beleza que a sociedade nós impõe é algo que necessita de traçar uma linha que imponha e quebre essa ideia de corpo perfeito. É inaceitável aceitar algo que nem real possa ser, real é o corpo que te faz bem , feliz. (Não apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |