A ditadura da beleza é um problema muito presente, não só no Brasil como em diversos países. Isso deve ser enfrentado, uma vez que, (Sem vírgula) diariamente minorias ditas como "fora do padrão" sofrem preconceito por serem diferentes. Comprova-se isso pela mídia ditar um padrão, e fazer com que todos o sigam, acarretando em problemas psicológicos para os que possuem o corpo dito como ideal. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.
É indubitável pontuar que, as mídias sociais tem grande influência em nossa sociedade e podem moldar as opiniões dos internautas. Conforme o pensador Émile Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de pensar. Sob essa lógica, é possível perceber que a questão da ditadura da beleza e os impactos na saúde física e mental das mulheres é fortemente influenciada pelo pensamento coletivo, uma vez que, (Sem vírgula) se as pessoas crescem inseridas em um contexto social opressor, a tendência é adotar esse comportamento também, o que torna sua solução ainda mais complexa. Destarte, discorrer criticamente o impasse é o primeiro passo para o início de um país equânime.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é imperativo ressaltar a mentalidade social como promotor do problema. " O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a ele". A afirmação atribuída à filosofa francesa Simone de Beauvoir pode ser facilmente aplicada aos impactos do padrão de beleza imposto pela sociedade na saúde física e mental da mulher, já que, (Sem vírgula) mais escandaloso que seja a ocorrência dessa problemática é o fato de nos habituarmos a essa realidade.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a partir dos fatos e argumentos supracitados, conclui-se que o padrão de beleza ditado pela mídia é destrutivo e deve ser descartado ou adaptado à realidade por meio da tomada de consciência do indivíduo e do setor privado, produtor do espetáculo. O Poder Público deve agir de maneira a regulamentar o conteúdo propagandístico, alertando o cidadão, por meio de propagandas e de programas escolares, sobre os males que podem ser causados pelos padrões estéticos, pela alienação e pela busca de uma beleza artificial inalcançável e insustentável. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de modo mais produtivo. Fale de modo mais ilustrativo sobre o padrão imposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |