Sob égide da Constituição federal de 1988 — norma de maior hierarquia responsável por traçar os parâmetros do sistema jurídico —, a saúde, conforme o artigo 6, é assegurada como direito social à população. A aplicação dessa norma, (Sem vírgula) destoa da realidade do Brasil, uma vez que a sociedade brasileira carrega um pensamento antiquado em relação ao ¨ corpo perfeito¨. Dessa maneira, a fim de combater tal questão, é preciso debater sobre as causa que trazem a ditadura da beleza a saber da: negligência estatal e a lacuna educacional.
Precipuamente, é fulcral pontuar a inoperância governamental nos moldes predominantes do Brasil. Nesse paralelo, é lícito ressaltar a falta de política pública adequadas para apoiar a parcela feminina que sofrem com a imposições relacionadas ao seu corpo, a ausência de programas para suporte psicológico para evitar maiores danos à saúde mental e física (Melhore a apresentação dessa discussão). Logo, relevante parte das mulheres enfrentam problemas tanto psíquicos como socioculturais. Afinal, de acordo com Manoel Barros, na obra ¨ Teologia do Traste¨, cuja principal característica reside em dar valor as situações amiúdem esquecidas ou ignoradas, as mulheres teriam possibilidades de melhor logística. Assim, a ditadura da beleza vai além da persistência machista e patriarcal, tornando necessário a resolução da problemática.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a questão da lacuna educacional é outra faceta antagônica que atua como mola impulsionadora do revés. Para compreender tal apontamento, é preciso relembra a obra ¨Pedagogia da Autonomia¨, do patrono da educação brasileira Paulo Freire, destacando a importância das escolas em fomentar não só o técnico-científico, mas também as habilidades socioemocionais como o respeito e a empatia. Sob essa ótica, pode-se afirmar ausência da maioria das instituições de ensino brasileiras, uma vez que são conteudistas, não contribuem para acabar com os padrões de beleza existentes na sociedade, portanto não formam indivíduos da maneira que Paulo Freire idealiza. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, ditadura da beleza e seus impactos na saúde física e mental da mulher é um tema relevante é carece de soluções. Para tanto, urge o Ministério da Educação — órgão responsável pelo estabelecimento da grade curricular das escolas — deve educar os alunos a respeito empecilhos que os padrões de beleza causam e estimular as habilidades socioemocionais dentro e fora da sala de aula. Concomitantemente, é dever do Governo Federal organizar uma campanha de combate a tirania a imposições ao corpo, por meio da divulgação de informativos em redes sociais e da realização de palestras em escolas para assim trazer o livramento dessas amarras sociais. Espera-se, com isso, um Brasil que respeite os transmites de sua Constituição federal. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |