Padrões de Beleza - Banco de redações


Ditadura da beleza e seus impactos na saúde física e mental da mulher: uma discussão importante

Enviada em: 02/02/2024

Status:

Corrigida
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Na literatura de Mário Cortella, é contemplada a ideia de que a concordância faz com que permaneçamos estacionados e a discordância faz com que cresçamos. Todavia, ao relacionar tal raciocínio no contexto brasileiro, nota-se a carência desse reconhecimento quando os padrões de beleza tradicionais são um obstáculo persistente no país. Isso porque, em razão dos padrões estéticos estereotipados a população tornou-se acomodada e despreocupada com a problemática, contrariando a percepção de Cortella.

Sob esse viés, cabe expor que a ideia de um corpo ideal vem de um pensamento patriarcal, o que define um grau de inferioridade visto que as mulheres devem ser perfeitas para agradar os homens. Segundo o filósofo polonês Zygmunt Bauman: "não são as crises que mudam o mundo, e sim a nossa reação a elas". Partindo desse pressuposto, percebe-se que as reações humanas, frente ao debate sobre a cultura de corpos perfeitos e divulgação constante de esteriótipos, são firmadas em passividade e negligência porque não há uma atuação assertiva nem o formento de mecanismos que possam mitigar a situação. Desse modo, esse obstáculo permanece em evidência e empata com a execução do pensamento de Cortella. (Delimite a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a cultura de padrões de beleza é consequência direta da popularização das redes sociais no cotidiano da população, já que nela há a idealização do corpo atraente, promovido diariamente por milhares de usuários. Nessa perspectiva, conforme o ativista indiano Mahatama Gandhi, é crucial que o cidadão faça da sua própria vida um reflexo da sociedade que deseja. No entanto, este é o impasse, em decorrência da pressão estética que insiste no país, o sujeito não consegue questionar e discordar o ambiente em que vive, permanecendo sem essa autonomia proposta por Gandhi.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, atenuar o impasse a fim de miniminizar o debate sobre a pulcritude é crucial. Para isso, cabe ao governo conscientizar a população sobre o surgimento de problemas causados pela imposição de um padrão de beleza. E à mídia resta a criação de campanhas em prol da divulgação de corpos reais, utilizando meios de comunicação como a televisão e a internet com o propóstico de mostrar para as mulheres que elas não precisam atingir um esteriótipo para serem perfeitas. Dessa forma, assumindo tais medidas, é possível que a ideologia de Cortella seja exercida no país. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões de modo produtivo. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 80 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 80 Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 80 Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 400 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.
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