Na literatura de Mário Cortella, é contemplada a ideia de que a concordância faz com que permaneçamos estacionados e a discordância faz com que cresçamos. Todavia, ao relacionar tal raciocínio no contexto brasileiro, nota-se a carência desse reconhecimento quando os padrões de beleza tradicionais são um obstáculo persistente no país. Isso porque, em razão dos padrões estéticos estereotipados a população tornou-se acomodada e despreocupada com a problemática, contrariando a percepção de Cortella.
Sob esse viés, cabe expor que a ideia de um corpo ideal vem de um pensamento patriarcal, o que define um grau de inferioridade visto que as mulheres devem ser perfeitas para agradar os homens. Segundo o filósofo polonês Zygmunt Bauman: "não são as crises que mudam o mundo, e sim a nossa reação a elas". Partindo desse pressuposto, percebe-se que as reações humanas, frente ao debate sobre a cultura de corpos perfeitos e divulgação constante de esteriótipos, são firmadas em passividade e negligência porque não há uma atuação assertiva nem o formento de mecanismos que possam mitigar a situação. Desse modo, esse obstáculo permanece em evidência e empata com a execução do pensamento de Cortella. (Delimite a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a cultura de padrões de beleza é consequência direta da popularização das redes sociais no cotidiano da população, já que nela há a idealização do corpo atraente, promovido diariamente por milhares de usuários. Nessa perspectiva, conforme o ativista indiano Mahatama Gandhi, é crucial que o cidadão faça da sua própria vida um reflexo da sociedade que deseja. No entanto, este é o impasse, em decorrência da pressão estética que insiste no país, o sujeito não consegue questionar e discordar o ambiente em que vive, permanecendo sem essa autonomia proposta por Gandhi.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, atenuar o impasse a fim de miniminizar o debate sobre a pulcritude é crucial. Para isso, cabe ao governo conscientizar a população sobre o surgimento de problemas causados pela imposição de um padrão de beleza. E à mídia resta a criação de campanhas em prol da divulgação de corpos reais, utilizando meios de comunicação como a televisão e a internet com o propóstico de mostrar para as mulheres que elas não precisam atingir um esteriótipo para serem perfeitas. Dessa forma, assumindo tais medidas, é possível que a ideologia de Cortella seja exercida no país. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de modo produtivo. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 80 | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 80 | Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 80 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 400 | Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação. |