Segundo o educador e filósofo brasileiro Paulo Freire, a educação deve formar indivíduos críticos capazes de interagir socialmente. Entretanto, no cenário vigente, é notório os desafios para inibir a violência no ambiente escolar brasileiro. (Truncamento) Visto que, (Sem vírgula) tal problemática se agrava devido (Vírgula) sobretudo, à ausência familiar nas escolas e à escassez de psicólogos e psicopedagogos nos ambientes escolares. (Formulou a tese)
Convém ressaltar, a princípio, que a falta de participação familiar é um fator determinante à persistência de tal empecilho. Ademais, é válido salientar o pensamento do filósofo e escritor brasiliense Mário Sérgio Cortella, o qual diz que "não cabe ao Estado, via escola pública, substituir a responsabilidade que a família tem. Cabe à instituição promover a autonomia, a solidariedade e a formação crítica, mas a responsabilidade principal continua sendo da família e ela não pode se eximir disso". Todavia, observa-se o descaso parental nas instituições de ensino. (Reestruture e explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Cabe salientar, ainda, que a falta de profissionais formados em psicologia e psicopedagogia para atuar nas escolas, (Sem vírgula) ainda é um impasse para a resolução desse revés. Outrossim, Gilberto Dimenstein afirmou, em sua obra "Cidadão de Papel", a legislação brasileira é ineficaz, visto que, embora aparente ser completa na teoria, muitas vezes, não se concretiza na prática. Sob essa ótica, é imprescindível a atuação desses profissionais nas escolas. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em virtude dos fatos expostos, é necessário que o Ministério da Saúde (MS), em conjuntura com o Ministério da Educação (MEC), disponibilizem psicólogos e psicopedagogos para auxiliarem por meio de atendimentos semanais nas escolas, alunos que sofrem de problemas psíquicos. Cabe também ao (MEC) e as Secretarias Municipais de Ensino, (Sem vírgula) aderirem ao Projeto Educação e Família — PDDE Interativo, por meio da utilização de verbas governamentais, visando fomentar a participação das famílias no ambiente escolar. Desse modo, com a realização dessas medidas, será possível usufruir de um espaço educacional brasileiro mais harmonioso e sem violência para os alunos desenvolverem suas habilidades e obtenha o máximo de conhecimento sem obstáculos. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenhas os aspectos positivos. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |