Violência Escolar: Legislação e Políticas em Foco (Henrique) - Banco de redações


Aumento da violência nas escolas do Brasil

Enviada em: 10/11/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com a Constituição federal de 1988, o direito à segurança e proteção nas escolas é inerente a todos os indivíduos. Entretanto, ele não é efetivado, em virtude da persistência da violência nas instituições de ensino. Nesse viés, cabe a análise dessa problemática com ênfase na negligência estatal e na falta de políticas públicas eficazes. (Formulou a tese)

Em primeira análise, uma das dificuldades enfrentadas é a falta de legislação adequada. Sobre isso, John Look afirma "As leis fizeram-se para os homens e não para as leis". Nessa perspectiva, percebe-se uma lacuna explícita pela ineficiência legislativa, visto que as leis atuais não contemplam de forma abrangente medidas de prevenção e combate à violência nas escolas, deixando um vácuo legal para lidar com esse problema. Dessa maneira, sem políticas públicas que coloquem a lei a serviço da humanidade, a situação em questão se perpetua. (Delimite e explore de modo mais produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Conclui-se, portanto, que o aumento da violência nas escolas do Brasil é um reflexo da carência de legislação apropriada e da falta de medidas eficazes por parte do Estado. Para solucionar esse grave problema, é fundamental a revisão e criação de leis que abordem a segurança nas escolas de maneira abrangente, bem como o desenvolvimento de políticas públicas que promovam um ambiente educacional seguro e saudável para todos. Somente assim poderemos garantir o pleno exercício do direito à educação em um ambiente livre de violência. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200