´´Ensaio sobre a cegueira`` retrata a inviabilização de certos problemas da sociedade. Na realidade brasileira, a crítica de Saramago é verificada na dificuldade dos estudantes para concluir o ensino sem que haja interrupções por atos violentos. Com isso, urge um sério problema em virtude da lacuna educacional e a falta de segurança pública. (Formulou a tese)
Nesse contexto, primeiramente, percebe-se que é preciso atentar no bullying presente nas escolas. Para Sêneca, a educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida. Sob perceptiva, o aluno que sofre situações vexatórias dentro na instituição e não é acolhido, tende a se revoltar. Isso um comportamento explosivo (Melhore a construção de sentido) por parte desses alunos, causando um possível massacre nas escolas.
(Boa estratégia coesiva) Em paralelo, outro fator influenciador é a ausência de medidas protetivas ao redor das escolas. Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os indivíduos têm direito à segurança pessoal. No entanto, não se desdobra no cenário brasileiro que o Estado não promove o direito de segurança aos alunos de escolas públicas. Assim, facilitando as invasões e ações ilegais dos próprios alunos.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é imprescindível atuar sobre essa situação. Por isso, cabe as às escolas elaborarem campanhas contra o bullying a fim de conscientizar os indivíduos para que evite quadros como esses. Ademais, o Ministério da Justiça e Segurança Pública investirem em novas leis que promovam o direito dos estudantes em qualquer instituição educacional (Vírgula) zelando pelo seu bem-estar, como assegura a lei. Por fim, com tais providências haverá um Brasil que superou o aumento da violência nas escolas. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 40 | Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 80 | Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 80 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 360 | Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação. |