[Sem título] - Banco de redações


Aumento da violência nas escolas do Brasil

Enviada em: 10/11/2023

Status:

Corrigida
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´´Ensaio sobre a cegueira`` retrata a inviabilização de certos problemas da sociedade. Na realidade brasileira, a crítica de Saramago é verificada na dificuldade dos estudantes para concluir o ensino sem que haja interrupções por atos violentos. Com isso, urge um sério problema em virtude da lacuna educacional e a falta de segurança pública. (Formulou a tese)

Nesse contexto, primeiramente, percebe-se que é preciso atentar no bullying presente nas escolas. Para Sêneca, a educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida. Sob perceptiva, o aluno que sofre situações vexatórias dentro na instituição e não é acolhido, tende a se revoltar. Isso um comportamento explosivo (Melhore a construção de sentido) por parte desses alunos, causando um possível massacre nas escolas.

(Boa estratégia coesiva) Em paralelo, outro fator influenciador é a ausência de medidas protetivas ao redor das escolas. Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os indivíduos têm direito à segurança pessoal. No entanto, não se desdobra no cenário brasileiro que o Estado não promove o direito de segurança aos alunos de escolas públicas. Assim, facilitando as invasões e ações ilegais dos próprios alunos.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é imprescindível atuar sobre essa situação. Por isso, cabe as às escolas elaborarem campanhas contra o bullying a fim de conscientizar os indivíduos para que evite quadros como esses. Ademais, o Ministério da Justiça e Segurança Pública investirem em novas leis que promovam o direito dos estudantes em qualquer instituição educacional (Vírgula) zelando pelo seu bem-estar, como assegura a lei. Por fim, com tais providências haverá um Brasil que superou o aumento da violência nas escolas. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 40 Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 80 Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 80 Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 360 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.
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