Trote universitário realidade do Brasil. - Banco de redações


Debate sobre a cultura do trote universitário

Enviada em: 23/10/2023

Status:

Corrigida
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O filósofo brasileiro Raimundo Teixeira (Vírgula) em 1889 (Vírgula) adptou o lema positivista "Ordem e Progresso" não só para a Bandeira Nacional, mas também para a nação que no contexto hodierno, (Sem vírgula) enfrenta significativos estorvos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente o trote universitário apresenta uma antítese para o lema, uma vez que pode causar humilhação, ferimentos e até mortes. Tal perrogativa está associada à falta de medidas governamentais e das instituições de ensino superior o qual é inadmissível que tal cenário continue a ocorrer (Vírgula) uma vez que causa consequências multidimencionais para a vítima e para a sociedade. (Formulou a tese)

Em primeira análise vale ressaltar que embora a Constituição brasileira de 1988 não considerar os trotes estudantis como crime (Vírgula) é notório que muitas das "brincadeiras" contidas nesse ritual ferem a dignidade humana, como o caso ocorrido pelos alunos de medicina na universidade de São Paulo, que em um trote obrigaram alunos calouros a ingerirem bebidas alcoólicas depois do líquido escorrer pelas partes íntimas de uma colega, cenário absurdo em pleno século XXI. (Reestruture e explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Ademais nota-se que que tal temática está associada a falta de leis governamentais contra a problemática, como diz o filósofo Hobbes (Vírgula) em seu livro Leviatã, que "defende a incumbência do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso da coletividade". Nota-se também a ineficácia das instituições de ensino superior uma vez que permitem que tal "agressores" continuem cursando até se formarem e servirem a sociedade que será prejudicada por ser atendida por pessoas de valores tão baixos. (Explore com mais clareza e produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Conclui-se portanto que medidas são necessárias para resolver o impasse (Vírgula) o qual cabe ao Poder judiciário criar uma lei contra a problemática impedindo "brincadeiras" que causam humilhações, ferimentos e até mortes. Cabe também às associações de ensino superior executarem punições rígidas para tais agressores como a expulsão desses alunos, também cabe a essas associações proporcionarem medidas anti-trotes e de acolhida aos calouros por meio de dinâmicas e postagens, assim o lema positivista se fará presente no Brasil. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Competência Nota Observações
Competência 1 0 Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Competência 2 120 Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 80 Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 400 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.
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