O filósofo brasileiro Raimundo Teixeira (Vírgula) em 1889 (Vírgula) adptou o lema positivista "Ordem e Progresso" não só para a Bandeira Nacional, mas também para a nação que no contexto hodierno, (Sem vírgula) enfrenta significativos estorvos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente o trote universitário apresenta uma antítese para o lema, uma vez que pode causar humilhação, ferimentos e até mortes. Tal perrogativa está associada à falta de medidas governamentais e das instituições de ensino superior o qual é inadmissível que tal cenário continue a ocorrer (Vírgula) uma vez que causa consequências multidimencionais para a vítima e para a sociedade. (Formulou a tese)
Em primeira análise vale ressaltar que embora a Constituição brasileira de 1988 não considerar os trotes estudantis como crime (Vírgula) é notório que muitas das "brincadeiras" contidas nesse ritual ferem a dignidade humana, como o caso ocorrido pelos alunos de medicina na universidade de São Paulo, que em um trote obrigaram alunos calouros a ingerirem bebidas alcoólicas depois do líquido escorrer pelas partes íntimas de uma colega, cenário absurdo em pleno século XXI. (Reestruture e explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais nota-se que que tal temática está associada a falta de leis governamentais contra a problemática, como diz o filósofo Hobbes (Vírgula) em seu livro Leviatã, que "defende a incumbência do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso da coletividade". Nota-se também a ineficácia das instituições de ensino superior uma vez que permitem que tal "agressores" continuem cursando até se formarem e servirem a sociedade que será prejudicada por ser atendida por pessoas de valores tão baixos. (Explore com mais clareza e produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Conclui-se portanto que medidas são necessárias para resolver o impasse (Vírgula) o qual cabe ao Poder judiciário criar uma lei contra a problemática impedindo "brincadeiras" que causam humilhações, ferimentos e até mortes. Cabe também às associações de ensino superior executarem punições rígidas para tais agressores como a expulsão desses alunos, também cabe a essas associações proporcionarem medidas anti-trotes e de acolhida aos calouros por meio de dinâmicas e postagens, assim o lema positivista se fará presente no Brasil. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 0 | Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 400 | Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação. |