A primeira temporada da série "Aruanas" retrata a luta de três ativistas contra a exploração ilegal de ouro em uma reserva ambiental na Floresta Amazônica. Na obra, as consequências da extração indevida do minério são representadas, evidenciando o preço que o ecossistema e a comunidade local pagam por conta da ganância de uma grande mineradora. Fora da ficção, o garimpo ilegal também se configura como problema no Brasil: é entrave à preservação do meio ambiente e à promoção de uma vida digna à população indígena, ambos direitos assegurados pela Constituição federal. Dessa forma, é essencial a análise acerca dos impactos sociais, ambientais e econômicos dessa atividade.
Primeiramente, precisa-se pontuar que, por se concentrar, normalmente, em florestas tropicais, o garimpo é de grande devastação ambiental. Para compreender isso, faz-se necessário o conhecimento acerca do fato de esses biomas se encaixarem no conceito de comunidade clímax: ecossistema em harmonia interna, ou seja, a fauna e a flora que o compõem estão ligadas por meio de relações ecológicas complexas e interdependentes. Assim, qualquer mínima alteração em uma floresta pode significar um dano a milhares de espécies, a exemplo da magnificação trófica do mercúrio – acúmulo do metal ao longo da cadeia alimentar – que, além dos danos ambientais, causa doenças à população que se alimenta de animais contaminados.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, vele ressaltar que a mineração nesses locais não traz benefícios econômicos relevantes aos indígenas, diferente do que se tem no senso comum. De abordo com Karl Marx, é próprio do Capitalismo que se mercantilize tudo com a finalidade de valorizar o capital. Nesse contexto, é fácil entender por que parte da sociedade brasileira, imersa nesse modo de produção, vê na mercantilização da natureza uma forma de integração para os povos originários, porém, – além de ser incompatível com o estilo de vida deles - o lucro advindo desse processo é usufruído apenas pelos donos da mineradora (Melhore a apresentação dessa discussão), enquanto os prejuízos socioambientais sim são coletivos.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o Ministério do Meio Ambiente precisa, com a finalidade de preservar os ecossistemas e as comunidades afetados por essa problemática, aumentar a fiscalização nas áreas atingidas e educar a sociedade a denunciar irregularidades. Nesse contexto, o órgão deve veicular, na televisão aberta e nos canais de comunicação do governo federal, campanhas explicando o tema e incitando a população a se engajar com ele. Assim, o desrespeito a direitos assegurados em nosso texto constitucional só estará presente em Aruanas. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |

Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 200 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 1000 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |