Impactos do garimpo ilegal no meio ambiente e na economia. - Banco de redações


Impactos do garimpo ilegal no meio ambiente e na economia

Enviada em: 10/09/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo o Artigo 225 (Vírgula) todos os indivíduos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. A aplicação dessa norma, no entanto, destoa da realidade, uma vez que o meio ambiente, a população e a economia sofrem os impactos do garimpo ilegal. Desse modo, a fim de combater tal questão, é preciso debater sobre as causas que a manifestam, a saber, que não traz avanços sociais nem econômicos e prejudica diretamente o meio ambiente. (Formulou a tese)

Nesse contexto, depreende-se que o garimpo ilegal não trazer avanços sociais nem econômicos é um fator primordial para a manutenção do contratempo. Acerca disso, é oportuno rememorar o pensamento do célebre filósofo Francis Baccon, o qual diz que "as condutas, assim como as doenças, são contagiosas". A ideia do pensador, todavia, vai de encontro com a situação do garimpo ilegal, visto que, embora obtém-se um pequeno valor com a extração, os prejuízos econômicos são maiores e persiste em não promover mudanças nas realidades locais a longo prazo impactando a economia. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, os impactos ao meio ambiente precisam ser superados. Uma vez que a extração causa a contaminação de rios, aumenta o desmatamento e a exploração de recursos naturais contribuindo para poluição, o trabalho forçado e a violência, sendo uma situação inadmissível em um país que se consagra plenamente desenvolvido. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Mediante o exposto, observa-se a necessidade de impedir o avanço do garimpo ilegal. Nesse sentido, cabe ao Estado - enquanto garantidor de direitos fundamentais- implantar leis e fiscalizações nas regiões onde a extração é praticada para que essa atividade seja minimizada - e não impacte tanto o meio ambiente e a economia - ou suspensa. Ademais, cabe aos Órgãos Governamentais (Vírgula) através de políticas públicas (Vírgula) auxiliar garimpeiros e a população local, fornecer recursos e conscientizar a população em geral sobre a preservação e o cuidado com o meio ambiente, para assim, (Sem vírgula) poder fazer valer na prática o artigo 225. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200