Na obra literária "A Nuvem", de Neal Shusterman, a humanidade se vê ameaçada por ideais de desenvolvimento que favorecem apenas grupos específicos. Analogamente a isso, a prática do garimpo ilegal é vista por alguns brasileiros como meio certo de progresso, quando, na verdade, representa riscos notáveis e perigosos à sociedade. Isso se dá, dentre outros fatores, pelo benefício seletivo ocasionado pelo ato, que deixa mais prejuízos do que conquistas.
À A priori, a ilusão de que o garimpo ilegal garante desenvolvimento econômico deve ser desmistificada. Contrapondo o argumento (Qual?), o dado disponibilizado pelo Instituto Socioambiental (ISA) mostra o IPS (Índice de Progresso Social) de áreas amazônicas afetadas pelo crime (Vírgula) sendo mais baixas que a média da região e até do país. Tal contradição expõe que os supostos benefícios da prática não representam nenhum impacto significativo no desenvolvimento social ou econômico do país. (Apresente a discussão com clareza)
(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, é imprescindível salientar os impactos negativos nos locais onde ocorrem as ilegalidades. À A exemplo disso, o artigo sobre garimpo ilegal disponibilizado pelo Greenpeace aponta não só para os danos ambientais como desmatamento, erosão do solo, poluição dos rios, entre outros, como também para os povos que habitam essas áreas e que sofrem com a violação de suas terras e com a violência que vem com ela. Diante do exposto, faz-se urgente a proteção desses povos, bem como de seus lares. (Explore de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas precisam ser tomadas para reverter o quadro. Assim, cabe ao ministério da Justiça - aliado aos Ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas - identificar zonas de atividade ilegal, por meio da intensificação da fiscalização federal, a fim de encerrar essas atividades e punir seus responsáveis. Somente assim será possível minimizar os impactos do garimpo ilegal, prezando pelo cuidado do meio ambiente e pela manutenção social e econômica. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade e clareza. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |