[Sem título] - Banco de redações


Impactos do garimpo ilegal no meio ambiente e na economia

Enviada em: 08/09/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No livro "Utopia", do filósofo Thomas More, o autor descreve uma sociedade utópica, onde prevalece a harmonia social e a inexistência de injustiças sociais. (Truncamento) Além de os direitos e deveres serem garantidos e cumpridos por todos. Em contrapartida, na atual sociedade brasileira, a realidade se destoa da ficção de More, tendo em vista que o cenário social enfrenta grandes impactos causados pelo homem, como os do garimpo ilegal, que é responsável por altas mazelas ambientais, ao mesmo tempo que não causa largas mudanças na economia brasileira. (Formule a tese com mais clareza)

Em primeiro plano, é importante destacar como o garimpo ilegal agrava os problemas ambientais do país. Desde o período colonial, os recursos naturais das terras tupiniquins são explorados com o objetivo do lucro, tendo como exemplo a exploração do Pau-Brasil pelos portugueses, o que levou à sua extinção no país. Nesse sentido, a exploração trazida pelo garimpo, grande parte em terras indígenas, traz ações maléficas ao meio ambiente, como o desmatamento, ação de impactos extremamente negativos para o planeta (Explore mais essa ideia). Assim, os problemas ambientais causados pelo garimpo ilegal são de grande preocupação.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale discutir sobre a pequena repercussão do garimpo na economia brasileira. Segundo o filósofo Rousseau, o poder deve emanar de todos para ser aplicado a todos. Nesse viés, entende-se que as mudanças causadas numa sociedade devem vir de movimentos democráticos para o benefício total da população. Contudo, os benefícios econômicos ligados ao garimpo ilegal são direcionados apenas aos que exploram essas áreas, ou seja, uma parcela mínima da população, causando assim mero poder de transformação ne economia nacional voltada a todos os cidadãos, que acabam sendo mais prejudicados do que beneficiados. 

(Boa estratégia coesiva) Logo, o Estado deve tomar medidas para a melhoria desse quadro. Para tanto, urge que o Ministério do Meio Ambiente -responsável pelas políticas ambientais do país- invista na fiscalização assídua sobre os movimentos dos garimpeiros nas terras brasileiras e crie um canal de atendimento a denúncias voltadas a invasão ilegal de terras para exploração dos minérios, de maneira gratuita, a fim de reduzir as ações prejudiciais desse movimento para a sociedade. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200