My redação (Mateus Freitas). - Banco de redações


Impactos do garimpo ilegal no meio ambiente e na economia

Enviada em: 05/09/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na obra "Utopia", do autor inglês Thomas More, retrata uma sociedade perfeita desprovida de conflitos, ou de qualquer ação que desrespeite a integridade do indivíduo. Conquanto, tal prerrogativa supracitada se reverbera de forma inativa na atualidade do Brasil, considerando os impactos de garimpos ilegítimos. Posto isso, cabe inferir a vulnerabilidade ambiental e a ameaça econômica como principais consequências desse quadro. (Formulou a tese)

Em primeira análise, sobre esse assunto, vale ressaltar o acesso vulnerável de áreas preservadas para fins lucrativos. Dessa forma, o filósofo contratualista Jhon Locke afirma que o Estado deixa de cumprir com o seu "Contrato Social", outrora não promova certas intervenções aos problemas encontrados. De forma análoga, tal pensamento descrito ainda se encontra estável no contexto hodierno brasileiro, visto que o poder magno se omite em consonância as mazelas que os garimpos ilegais podem trazer as áreas indígenas, ocasionando na perda de uma longa e vasta identidade cultural construída ao longo dos anos. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a intimação na economia nacional estabelece para com que esse problema se perdure. Segundo Gilberto Dimensteim, em seu livro "O cidadão de Papel", a legislação brasileira não funciona eficazmente, de modo que expõem os problemas no papel, deixando-os de por em prática. Sob esse viés, a implementação de recursos que viabilizem a diminuição desse crime contribui, de forma significativa, na redução econômica de áreas agrícolas, resultando assim na falta de suprimentos para muitas famílias que dependem da agricultura. (Explore a discussão de modo produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, indubitavelmente, medidas de solução devem ser tomadas. Nessa ótica, o governo federal, órgão de maior poder constitucional, deve, em parceria ao Ministério da Defesa, sancionar ações que reduzam esse imbróglio. Tal ação será viablilizada por meio do incremento de leis já existentes, dialogando possíveis mudanças mais severas aos quais praticam esse crime. Logo, se tornará possível diminuir esse impasse, pondo em prática a ideia dita em "Utopia". (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200