Implicações relacionadas ao garimpo ilegal no meio ambiente e na economia - Banco de redações


Impactos do garimpo ilegal no meio ambiente e na economia

Enviada em: 02/09/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Sob égide da Constituição federal de 1988 — norma de maior hierarquia responsável por traçar os parâmetros do sistema jurídico —, meio ambiente equilibrado, conforme o artigo 225, é assegurado como direito social à população. A aplicação dessa norma, no entanto, destoa da realidade do Brasil, uma vez que relevante parcela da população enfrenta desafios relacionados ao garimpo ilegal. Dessa maneira, a fim de combater tal questão, é preciso debater sobre as causas que a manifestam (Vírgula) a saberda inoperância governamental e a negligência midiática unificam-se para promover o impasse. (Formulou a tese)

A priori, (Não é considerado um operador argumentativo) deve-se pontuar a indiligência estatal como mola impulsionadora do revés. Sob esse viés, convém destacar o escasso interesse político em assegurar a saúde ambiental (Cuidado ao fazer essa afirmação). Isso ocorre, pois, como afirmou Gilberto Dimenstein, em sua obra ¨Cidadão de papel¨, a legislação brasileira é ineficaz, visto que embora aparenta ser completa na teoria, muitas vezes não se concretiza na prática. A prova disso é a escassez de políticas públicas satisfatórias voltadas à aplicação do artigo 7 da ¨Constituição Cidadã¨, que garante, entre tantos direito, o respeito ecológico. Isso é visível seja pela pequena campanha de conscientização acerca do garimpo ilegal (Paralelismo. Ideia incompleta). Assim, infere-se que nem mesmo o princípio político teve o poder de garantir o combate a práticas ilícitas que ferem tanto a natureza como  quanto a economia.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a negligência midiática, nos moldes predominantes no Brasil, como fator que contribui para a manutenção dessas ações. Para compreender tal apontamento, é válido relembrar a obra ¨O triste fim de Policarpo Quaresma¨, do ator brasileiro Lima Barreto, o protagonista é construído a partir de um viés nacionalista. Analogamente, fora da ficção, mídia brasileira não se comporta com Policarpo, visto que não se preocupa em preservar as paisagens naturais devastadas pelos garimpeiros (Reestruture). Sob essa ótica, pode-se afirmar que a maioria dos centros midiáticos, uma vez que são contundistes, não contribuem no combate ao estigma relativo revesses da mineração irregular (Melhore a construção de sentido), portanto, não forma indivíduos da forma como Lima Barreto idealiza.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, indubitavelmente que os enfrentamentos ocasionados pelo o garimpo ilegítimo, é um assunto relevante e que carece de soluções. (Melhore a construção de sentido) Para tanto, urge o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima  (Vírgula) por meio do aumento fiscalização, bloqueio de estradas e a destruição de pistas de pousos clandestinas, a fim de trazer proteção à fauna e à flora brasileira. Concomitantemente, cabe o Ministério Público, cujo dever, de acordo com o artigo 127 da "Constituição Cidadã", é garantir a ordem jurídica e a defesa dos interesses sociais e individuais indisponíveis, cobre do Estado ações concretas a fim de combater extração ilícita de minerais e trazer a organização no ecossistema. Espera-se, com isso, um Brasil que respeite os trâmites da sua Constituição federal. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200