Para Clarice Lispector: "não basta existir, é preciso também pertencer". Nessa perspectiva, percebe-se tal dificuldade na inclusão dos povos indígenas yanomamis, visto que existe uma crise humanitária caracterizada pela desnutrição, doenças e falta de bem-estar. Nesse sentido, tem-se a configuração de um grave problema que emerge devido à negligência governamental e ao garimpo ilegal.
Dessa forma, em primeira análise, a negligência governamental é um desafio presente no problema. Aldous Huxley defende: "os fatos não deixam de existir só porque são ignorados". De fato, a não preocupação do poder público com a maior crise humanitária em território indígena assusta, uma vez que o governo não se dispõe a resolver essa problemática (Cuidado ao fazer essa afirmação). Assim, é preciso que o Ministério do Meio Ambiente não ignore a crise humanitária, e se disponha a proteger os povos yanomamis.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, outro fator influenciador é o garimpo ilegal. Simone de Beauvoir diz: "cada um de nós é reponsável por tudo e por todos os seres humanos". Nesse contexto, o garimpo ilegal está sendo responsável pela maior crise humanitária dos yanomamis em território indígena, dado que não tem uma segurança eficiente que possa combatê-lo. Então, é urgente que os garimpeiros ilegais sejam responsabilizados pelos seus atos.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, urge que o problema seja dissolvido. Para isso, o Ministério do Meio Ambiente, juntamente com o Ministério da Justiça, devem buscar proteger os povos indígenas yanomamis, oferecendo uma segurança adequada, por meio de profissionais capacitados nessa área, a fim de acabar com o garimpo ilegal. Com isso, os povos indígenas yanomamis vão não só existir, mas também pertencer. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |