O Simples fato de colocar na porta das escolas um guarda, de instalar uma câmera que ninguém monitora ou de ser obrigatório o uso de uniformes e objetos de identificação de nada tem servido para garantir a segurança dos alunos dentro das escolas e universidades.
Essas medidas tanto não são eficazes, que não impediram o massacre de realengo, não impediram a morte de um estudante dentro do Campus da USP e nem impediram tantos outros massacres já ocorridos. Medidas que garantam a total segurança dos estudantes dentro das escolas não existem, nem nas escolas nem fora delas. Porém podem ser tomadas algumas medidas que se combinadas podem causar um efeito sinérgico e melhor o ambiente escolar de forma a torná-lo um pouco mais seguro.
O uso de detectores de metais nas portas das escolas, por exemplo, é uma das medidas, que se aplicadas juntamente com o uso dos uniformes, das câmeras de segurança monitoras e do policiamento, pode auxiliar e muito para melhorar o ambiente escolar. Além disso, vetar a entrada de pessoas estranhas e não autorizadas nas dependências da escola é algo essencial e de extrema importância. Só deve ser permitida a entrada de pessoas autorizadas com agendamento prévio e que ao adrentarem no ambiente escolar passem pelo detector de metais e por revista prévia, independente de quem seja o indivíduo.
Tudo isso pode contribuir para um ambiente escolar mais seguro, porém não é só isso, as famílias também devem ser responsáveis pelos alunos, para que eles não levem para o ambiente escolar o que não seja pertinente a escola. Cabe a todos, educadores, pais e governantes encontrar maneiras para minimizar a violência nas escolas, não só com barreiras físicas (detector de metais) mas também com barreiras morais (educação), pois ninguém quer ir para a escolar e de repente não ver mais o colega do lado por que ele foi vitima da falta de segurança na escola, nem muito menos um pai quer deixar seu filho na escola e não vê-lo retornar.
Comentários do corretor
CUIDADO COM O EXCESSO DE VÍRGULA
NOMES PRÓPRIOS DEVEM SER ESCRITOS COM LETRA MAIÚSCULA
SIGNIFICADO
CUIDADO COM A REPETIÇÃO TANTO DE PALAVRAS QUANTO DE IDEIAS
'POR QUE' SEPARADO SOMENTE PARA PERGUNTAS
Cuidado com a repetição de ideias e superficialidade de argumentos. Leia a coletânea antes de iniciar a sua produção e faça uma análise mais crítica da problemática. Você é capaz de fazer um texto mais persuasivo. Leia!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |