O problema da violência escolar no Brasil precisa ser resolvido urgentemente, se não, ao menos, é necessário o início de políticas públicas de solução.
A tragédia na escola de Realengo no Rio de Janeiro onde um ex-aluno assassinou doze crianças e depois cometeu suicídio, e, em Porto Alegre no Rio Grande do Sul, o fato de uma escola municipal ter sugerido aos alunos o não comparecimento à escola, pois traficantes locais estavam ameaçando alunos, são exemplos da atual dimensão do problema da violência no âmbito escolar.
Políticas públicas de curto prazo e de aplicação imediata como integração escola-comunidade por meio de atividades de cultura e lazer, e também um policiamento ostensivo com preparação específica dos policiais ajudariam a “imunizar” as crianças da violência.
Em um panorama de longo prazo, visualiza-se a preparação dos professores não só para o ensino pedagógico mas também para a prevenção da violência, deixando o corpo docente preparado para reconhecer situações a serem tratadas – alunos que precisam de tratamento especial.
Portanto, o quadro da violência escolar pode melhorar, adontando-se um sistema de integração escola-comunidade, policiamento ostensivo específico e também preparação dos professores para o ensino preventivo da violência escolar.
Comentários do corretor
APÓS O DESTAQUE, USE VÍRGULA
REPETIÇÃO DE IDEIAS
Procure argumentar mais e não repita ideias. Leia a coletânea antes de iniciar a sua produção e amplie seu conhecimento sobre o tema. Faça uma análise mais crítica, e menos expositiva, do problema. Deixe clara a sua opinião. Leia!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 0.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |