Insegurança nas escolas - Banco de redações


Segurança nas escolas

Enviada em: 23/05/2011

Status:

Corrigida
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O problema da violência escolar no Brasil precisa ser resolvido urgentemente, se não, ao menos, é necessário o início de políticas públicas de solução.
                         
A tragédia na escola de Realengo no Rio de Janeiro onde um ex-aluno assassinou doze crianças e depois cometeu suicídio, e, em Porto Alegre no Rio Grande do Sul, o fato de uma escola municipal ter sugerido aos alunos o não comparecimento à escola, pois traficantes locais estavam ameaçando alunos, são exemplos da atual dimensão do problema da violência no âmbito escolar.
                         
Políticas públicas de curto prazo e de aplicação imediata como integração escola-comunidade por meio de atividades de cultura e lazer, e também um policiamento ostensivo com preparação específica dos policiais ajudariam a “imunizar” as crianças da violência.
                         
Em um panorama de longo prazo, visualiza-se a preparação dos professores não só para o ensino pedagógico mas também para a prevenção da violência, deixando o corpo docente preparado para reconhecer situações a serem tratadas – alunos que precisam de tratamento especial.
                          
Portanto, o quadro da violência escolar pode melhorar, adontando-se um sistema de integração escola-comunidade, policiamento ostensivo específico e também preparação dos professores para o ensino preventivo da violência escolar.

Comentários do corretor


APÓS O DESTAQUE, USE VÍRGULA

REPETIÇÃO DE IDEIAS

 

Procure argumentar mais e não repita ideias. Leia a coletânea antes de iniciar a sua produção e amplie seu conhecimento sobre o tema. Faça uma análise mais crítica, e menos expositiva, do problema. Deixe clara a sua opinião. Leia!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 0.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente